
Cadastro pode ser feito online ou presencialmente em alguma das unidades da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). Roraima alcançou em maio de 2024 o status de livre de aftosa sem vacinação, ou seja, a doença foi eliminada
Secom-RR/Divulgação
A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) prorrogou para até o próximo dia 15 de maio o prazo da campanha de atualização cadastral de rebanhos em todo o estado. A medida foi adotada como apoio aos produtores rurais, tendo em vista o índice de atualização abaixo de 90% e os feriados prolongados durante o período da campanha.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Substituindo a vacinação contra febre aftosa, suspensa em Roraima em razão da doença ter sido erradicada em maio de 2024, a atualização cadastral é obrigatória e contempla não apenas bovinos e bubalinos, mas também outras espécies como equinos, muares, ovinos, caprinos, suínos, aves, animais aquáticos e abelhas.
Roraima fica livre da febre aftosa e pela primeira vez em 25 anos não tem campanha de vacinação
Além disso, como a atualização é de caráter agropecuário, envolve tanto a parte animal como a parte vegetal, e a medida também vale inclusive para culturas vegetais.
O procedimento pode ser feito gratuitamente pelo site do Sigaderr ou diretamente em uma das Unidades de Defesa Agropecuária da Aderr, disponíveis em todos os municípios mais convenientes para o produtor. A agência disponibiliza uma ficha educativa com o passo a passo da atualização.
Pecuaristas não precisam mais imunizar rebanho bovino contra febre aftosa em Roraima
A diretora substituta da Defesa Animal da Aderr, Erika Paracat Santiago, reforça a importância da medida. “A atualização é fundamental para o controle sanitário do Estado. Com ela, conseguimos responder com mais agilidade a qualquer eventual notificação de doença, garantindo a proteção do rebanho e da economia estadual”, afirmou.
Produtores que não realizarem a atualização estão sujeitos a sanções administrativas, como o bloqueio da propriedade e suspensão da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte de animais. Ou seja, quem não fizer o procedimento, não vai poder movimentar esses animais, seja tirá-los ou recebê-los na propriedade.
O status de erradicação da aftosa no estado foi concedido a Roraima pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Portaria Nº 665, de 21 de março de 2024.
Rebanho bovino em pasto no interior de Roraima
Secom-RR/Divulgação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.