Sistemas de segurança em bairros planejados contribuem para valorização dos imóveis no interior de SP


Atualmente, fatores como localização privilegiada e segurança podem influenciar muito no valor dos imóveis. Pesquisa revela que mais de 60% das pessoas considerariam pagar valores acima da média do mercado se eles tivessem estes dois diferenciais. Sistemas de segurança em bairros planejados contribuem para valorização dos imóveis
Divulgação
Projetos que promovem a integração das pessoas com o espaço público, além de uma infraestrutura que garanta mais segurança e conforto, têm sido levados em conta pelos compradores na hora de escolher um local para morar.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Atualmente, fatores como localização privilegiada e segurança podem influenciar muito no valor dos imóveis. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com Brain Inteligência Estratégica, revelou que mais de 60% das pessoas considerariam pagar valores acima da média do mercado se eles tivessem estes dois diferenciais.
O economista Franco Pasquali aponta que bairros planejados, protegidos por sistemas de segurança e com baixo índice de criminalidade em seu entorno, são fatores que têm contribuído para a valorização dos imóveis no interior de São Paulo.
“As pessoas buscam qualidade de vida e acima de tudo segurança. Por isso, antes de procurar um local para morar, é preciso se atentar à legislação do imóvel e região, buscar projetos que promovam a integração das pessoas com o espaço público, promovendo a sensação de pertencimento dos moradores. Afinal, espaço seguro é espaço com uso”, diz.
O profissional também ressalta as vantagens dos imóveis localizados em bairros planejados, por conta da infraestrutura completa que oferecem, por exemplo:
Câmeras de segurança;
Monitoramento estratégico;
Iluminação pública;
Qualidade das vias e calçadas;
Ciclovias;
Existência de parques, área de lazer e estabelecimentos comerciais próximos;
Gestão do bairro, por meio de uma associação composta pelos projetos residenciais e comerciais.
“Todas essas iniciativas podem contribuir para o fortalecimento da comunidade e a melhoria das condições de vida no bairro e consequentemente, podem garantir mais segurança aos moradores”, completa Franco.
Tecnologia e segurança a longo prazo
A empresa de Franco Pasquali tem como uma de suas iniciativas a implementação de câmeras com sensores de movimento e pontos de comunicação para o contato direto com a base de segurança do bairro, para garantir mais segurança aos moradores. Outro ponto levado em conta é que todos os projetos de bairros planejados são compostos por tipos distintos de habitação, comércio e serviços.
“Todos estes elementos em harmonia garantem que o local seja um “bairro vivo” e movimentado com a ampla circulação de pedestres. Outro fator que garante uma segurança mais perene e que pode valorizar o imóvel no futuro, é a existência de uma associação de moradores bem consolidada que irá perpetuar os ideais que foram pensados para ocupação e toda a vida do projeto”, finaliza Pasquali.
Veja mais notícias da região no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.