Quarto LIRAa aponta baixo risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina


O levantamento realizado pela secretaria de saúde apontou nível de infestação do mosquito de 0,6%. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 12 de julho. Segundo levantamento do quarto LIRAa, o nível de infestação do mosquito de 0,6% em Petrolina.
Divulgação/Ascom PMP
O quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024, realizado pela Secretaria de Saúde apontou nível de infestação do mosquito de 0,6% em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O resultado revela que o município apresenta baixo risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 12 de julho.
Foram visitadas casas e estabelecimentos comerciais em 108 pontos da cidade. Os lugares com maiores índices de infestação foram: Dom Avelar, Padre Cicero, Loteamento Padre Cicero, Loteamento Dom Avelar, São Joaquim e São Jorge que apresentaram taxa de 1,4%, isso indica que há possibilidade do mosquito se reproduzir. As demais localidades variaram de 1,1% a 0%.
A Secretaria reforça que cuidados devem continuar sendo tomados para manter os resultados, como fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. É indicado tampar tonéis, caixas d’água e lixeiras; manter as calhas sempre limpas; preencher os pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova, ou bucha, os potes de água para animais; retirar a água acumulada na área de serviço; são algumas medidas eficazes que os moradores devem adotar para evitar essas doenças.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.