
Associação com o esporte fortalece a imagem das empresas e cria ligação com o público consumidor Uma das principais tendências do mercado publicitário nas últimas décadas é o marketing esportivo. É cada vez maior o número de empresas que buscam no esporte uma forma de se conectar a comunidades engajadas e envolvidas com os mais diversos clubes e entidades. Marcas que se associam ao esporte ficam próximas a um público apaixonado e fortalecem sua imagem e conexão emocional com uma audiência qualificada.
O Brasil é conhecido como o “país do futebol”, mas o investimento não se limita apenas à modalidade em que somos pentacampeões mundiais. Uma pesquisa da plataforma Phoenix Brand Effect apontou que 85% dos entrevistados sentiriam orgulho se suas empresas apoiassem as Olimpíadas. Falando sobre a competição, a TV Globo revelou que as transmissões de conteúdo olímpico de Paris 2024 impactaram 140,4 milhões de pessoas, e, ainda, das dez maiores audiências matinais do ano, sete aconteceram durante os jogos. Especificamente no futebol, outro levantamento feito pela Globo em 2022 apontou que pelo menos 65% dos brasileiros consomem conteúdo ligado à modalidade.
São milhões de pessoas que podem ser atingidas pela marca, dentro e fora dos estádios. Durante os jogos, uma estratégia muito eficaz é a propaganda em placas nas arenas. A FXT BRAZIL é uma agência de publicidade que trabalha diretamente no setor e entrega resultados positivos aos clientes. Segundo o representante da empresa, Jeferson Acevedo, as marcas devem olhar para a ação como uma oportunidade poderosa.
– A publicidade em estádios oferece alto impacto visual, forte associação emocional com o esporte e exposição direta a milhares de torcedores presentes nos jogos e a milhões que acompanham pelas transmissões. Além disso, fortalece o reconhecimento da marca em um ambiente de grande engajamento e fidelidade do público – ressalta Jefferson.
Durante as partidas, o torcedor está 100% imerso. A imagem publicitária vai ser vista, memorizada e associada à emoção do jogo. Com a repetição em massa promovida pelas diversas ativações ao longo da disputa, a marca aparece antes, durante e depois dos 90 minutos, em replays de jogadas e em clipes nas redes sociais. O alcance é imediato e orgânico, para milhões de pessoas. E pode parecer um investimento apenas para marcas grandes, mas Acevedo aponta que não.
– É interessante para empresas de pequeno e médio porte porque permite atingir um público massivo com um custo mais acessível do que outros meios tradicionais, como a TV aberta. Com segmentação regional e alta visibilidade durante os jogos, marcas menores conseguem gerar autoridade e credibilidade rapidamente, aumentando sua presença no mercado sem necessidade de grandes investimentos – pontua.
A FXT BRAZIL já veiculou anúncios em campanhas nas eliminatórias da Copa do Mundo, em campeonatos regionais e estaduais por todo o Brasil, além de amistosos e torneios locais. A transmissão é ao vivo e pode ser feita por TV ou em plataformas online. A empresa presta serviço para toda a América Latina.
A agência personaliza o serviço para se adequar ao perfil de cada cliente. É possível escolher a quantidade de minutos, a frequência e o período da inserção publicitária exibida nas placas eletrônicas ou estáticas dentro dos estádios, e se é desejada veiculação local, nacional ou internacional. Após o serviço, a FXT BRAZIL produz relatórios com fotos e vídeos da campanha e fornece consultoria estratégica para potencializar os resultados.
Mercado acessível
Assistir esportes é um hábito do brasileiro, de todas as classes econômicas e idades. Apostar na divulgação nesta área ajuda a marca a atingir um público diversificado e democrático, de torcedores apaixonados a espectadores casuais. Tornar o acesso ao mercado de publicidade em estádios mais acessível é uma das metas da FXT BRAZIL.
– Desenvolvemos um modelo flexível e personalizado que permite que empresas de todos os tamanhos invistam de acordo com sua capacidade. Oferecemos planos sob medida, com contratação de minutos avulsos ou pacotes mensais, facilitando o acesso também para pequenas e médias empresas a esse universo – finaliza Jefferson.
A agência trabalha com três modelos principais de planos para os clientes: avulso, ideal para testes ou ações pontuais; mensal, com pacotes de minutos distribuídos ao longo do mês e melhor custo-benefício; e anual/por temporada, com descontos progressivos e prioridade na escolha dos jogos. Cada plano pode ser adaptado conforme os objetivos de visibilidade da marca contratante.
O marketing esportivo ainda agrega outras vantagens além de exposição e impacto visual. A associação com a saúde do esporte e sua emoção aproxima as marcas do público. Em tempos onde as redes sociais estão sempre fornecendo novas informações, criar uma conexão é essencial.
Acesse o site da FXT Brazil e conheça os planos disponíveis.