
Condição afeta todas as regiões do estado gaúcho. Acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros por dia em áreas do Oeste. Chuva em Porto Alegre
Prefeitura de Porto Alegre/ Alex Rocha
O Rio Grande do Sul inicia a última semana de maio com previsão de instabilidade intensa em praticamente todas as regiões do estado, segundo a Climatempo Meteorologia.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A condição é impulsionada por um sistema de baixa pressão que atua sobre o interior do continente e recebe reforço de ventos em baixos níveis vindos do norte. Na prática? Chuva forte, raios, ventos e até possibilidade de granizo.
Nesta segunda-feira (26), a Climatempo aponta, principalmente, para as regiões Oeste, Centro e Campanha, onde há risco elevado de temporais. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros por dia em áreas do Oeste.
A Defesa Civil do RS já emitiu alerta para cheias repentinas em arroios e córregos, além de possíveis transtornos em áreas urbanas.
Na Capital, Porto Alegre, o dia deve ser de instabilidade persistente, com chuviscos matinais e pancadas de chuva ao longo do dia. Mesmo entre uma abertura e outra, a qualquer momento o tempo pode fechar de novo. Raios não estão descartados, e a noite deve seguir instável.
Na Serra, o dia amanhece encoberto e com chuvas isoladas desde cedo. Durante a tarde, o cenário ganha força: pancadas mais intensas e com raios devem atingir a região serrana, ainda que de forma localizada.
Terça-feira
Já na terça-feira (27), a formação de uma frente fria intensa deve desencadear o desenvolvimento de temporais sobre o estado. Além da chuva moderada a forte e da queda de granizo, o que mais preocupa são as rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h em pontos da Campanha, Oeste e Missões.
As temperaturas devem variar entre 12°C e 28°C, oscilando conforme a região e a hora do dia.
Na Serra, a terça começa aparentemente calma, mas é só a frente fria se aproximar para os ventos ganharem força e as nuvens carregadas tomarem conta. Entre o fim da tarde e o início da noite, a região deve ser atingida por pancadas intensas, com raios e possibilidade de granizo.
Atenção redobrada para possíveis elevações acima das cotas de alerta
Áreas com risco hidrológico no RS entre 26 e 28 de maio
Reprodução/ Defesa Civil do RS
A Defesa Civil do RS emitiu condição de atenção e alerta para diversas regiões. Apesar de os principais rios ainda estarem dentro da normalidade, bacias como a do Ibicuí, Quaraí e Santa Maria estão no radar para possível elevação acima das cotas de alerta, podendo ocorrer inundações localizadas.
Além disso, a chuva forte em curto espaço de tempo eleva o risco de alagamentos urbanos.
⚠️ É fundamental ficar longe de postes, árvores e placas de sinalização, que podem ser derrubados pelos ventos.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Coro de Bombeiros, pelo 193.
Onda de frio está confirmada para a semana que vem
VÍDEOS: Tudo sobre o RS