Casamento entre pessoas do mesmo sexo no RN: uniões entre homens crescem 21,5% e entre mulheres, 14,7%


Aumento no estado foi maior que a média nacional e da região Nordeste, segundo o IBGE. Na contramão, casamentos heterossexuais tiveram queda de 3,5%. Aliança de casamento no dedo.
Pedro Bolle/USP Imagens
O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceu mais do que a média nacional no Rio Grande do Norte, de acordo com dados da pesquisa de Estatísticas do Registro Civil de 2023 divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE.
Os casamentos entre homens aumentaram 21,5% no Rio Grande do Norte, em 2023, na comparação com 2022. Entre mulheres, a alta foi de 14,7%.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O destaque na pesquisa do IBGE ficou com o município de Mossoró, que teve aumento de 86,7% no casamento entre homens e 72,7% no casamento de mulheres, na comparação com o ano anterior.
Em Parnamirim o aumento foi de 16,7% nos casamentos entre homens e 22,2% entre mulheres. Já na capital, Natal, houve queda de -33,3% nas uniões entre homens e 5,7% entre mulheres.
Ao todo, 65 casamentos com cônjuges masculinos foram registrados no estado ao longo do ano. Entre mulheres, o número foi maior: 95.
Para o IBGE, os “dados sugeriram uma ampliação do acesso a direitos civis por parte da população LGBTQIA+”.
Alta maior que a regional
Os percentuais do Rio Grande do Norte foram maiores que os registrados no país e na região Nordeste. O Brasil teve uma queda de 5,1% nos casamentos entre homens (-5,1%) em 2023, enquanto os casamentos entre mulheres cresceram 5,6%.
No Nordeste, a alta foi de 4,4% para casamentos masculinos e 5,8% para os femininos no mesmo ano.
Casamentos heterossexuais reduzem
Já os casamentos heterossexuais, entre homens e mulheres tiveram queda no Rio Grande do Norte. O número reduziu de 13.115 uniões em 2022 para 12.675 registros em 2023 – uma baixa de -3,5%.
Entre os maiores municípios do Rio Grande do Norte, a maior queda foi de São Gonçalo do Amarante (-28,8%). Em Mossoró, a baixa foi de -4,1%, enquanto Parnamirim registrou queda de -3,7% e Natal, -3,2%.
A queda do estado seguiu a média nacional (-3,2%) e ficou acima da média regional do Nordeste (-1,8%). Para o IBGE, a queda pode estar associada a fatores sociais e econômicos, “como o adiamento de uniões formais, mudanças nos padrões de relacionamento e instabilidades econômicas que impactam decisões conjugais”.
Idade
Homens e mulheres que se uniram em casamentos heterossexuais casaram-se, em média, aos 32,2 e 30,0 anos, respectivamente.
Já nas uniões entre pessoas do mesmo sexo, a média foi superior: 35,7 anos para os homens e 33,5 para as mulheres.
Uma das menores taxas de nupcialidade do país
A taxa de nupcialidade registrada em 2023 no estado foi de 4,7%, o que significa que, para cada mil pessoas com 15 anos ou mais, aproximadamente 47 casaram-se formalmente ao longo do ano. A taxa é a quinta menor do país, à frente apenas do Piauí (3,7%), Sergipe (3,8%), Rio Grande do Sul (3,9%) e Maranhão (4,6%).
A taxa de nupcialidade é um indicador demográfico que expressa a frequência com que ocorrem casamentos formais em uma determinada população. Essa taxa permite avaliar a dinâmica dos comportamentos conjugais, bem como mudanças nos padrões sociais e culturais relacionados ao matrimônio.
Nascimentos
O levantamento do IBGE divulgado nesta sexta-feira (16) inclui dados de nascimentos e óbitos informados pelos Cartórios de Registro Civil, além de divórcios judiciais e extrajudiciais.
No Rio Grande do Norte, houve redução de 1,36% nos nascimentos. Este percentual representa a 8ª maior queda entre os estados e a segunda maior da Região Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia (1,8%). No Brasil, a queda foi de 0,76%.
Para o IBGE, “a redução sinaliza possíveis transformações nos padrões reprodutivos e demográficos do estado, o que pode impactar diretamente o planejamento de políticas públicas voltadas à infância, saúde materno-infantil e educação”.

Lei que permite casamento homoafetivo entra em vigor na Tailândia
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.