Carvoaria clandestina é encontrada próximo à área de preservação permanente em Rio Claro


Flagrante aconteceu após uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, sobre o corte de árvores para fabricação clandestina de carvão. Denúncia leva policiais até carvoaria ilegal em Rio Claro
Divulgação/Disque Denúncia
Uma carvoaria clandestina foi descoberta pela polícia em Rio Claro (RJ) na tarde desta sexta-feira (12). Segundo o Disque Denúncia, o local funcionava ao lado de uma área de preservação permanente.
Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga chegaram à carvoaria após uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, sobre o corte de árvores para fabricação clandestina de carvão.
A carvoaria funcionava em um sítio localizado na Estrada do Nonô, na Serra do Matoso. Foram encontrados cinco fornos para transformar madeira em carvão, sendo três em funcionamento, além de 40 metros cúbicos de lenha em diversos tamanhos.
Segundo a polícia, o proprietário do sítio informou que não possuía licenças para cortar árvores e utilizar as lenhas.
Diante das evidências, o caso foi registrado na delegacia de Rio Claro, onde um Auto de Constatação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi expedido contra o dono do sítio. O documento será avaliado pelos técnicos do Inea, que vão avaliar a situação.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones do Linha Verde 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. Também é possível passar informações ao aplicativo Disque Denúncia RJ. Em todos os meios, o anonimato é garantido
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.