Tentativas de feminicídio no RN crescem 88% em 2024, aponta Sesed


Dados mostram que apenas em março deste ano, mês com o maior número de ocorrências do tipo, oito tentativas de feminicídio foram registradas. Foram 32 tentativas de feminicídio no Rio Grande do Norte apenas nos seis primeiros meses de 2024
Freepik
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesed) de janeiro a junho deste ano mostram que 32 mulheres no Rio Grande do Norte foram vítimas de tentativas de feminicídio.
O número é 88% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 17 mulheres quase foram mortas por motivos banais.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Tentativas de feminicídio no RN
No recorte, o mês com o maior número de registros do tipo foi em março deste ano, com 8 tentativas de feminicídio. Apenas junho do ano passado não teve nenhuma tentativa de feminicídio computada.
Feminicídios
Sobre o número de mulheres que morreram por motivo torpe, os dados deste ano se assemelham com o mesmo período de 2023.
Nos seis primeiros meses do ano, 17 feminicídios foram contabilizados pela Sesed. No mesmo período do ano passado, foram 16 mulheres mortas por motivo banal.
O caso mais recente foi registrado em Patu, no interior do Rio Grande do Norte, no último dia 15 de julho. A guarda municipal Paloma Ferreira Gomes foi morta, segundo a polícia, pelo próprio companheiro. O crime ocorreu um dia antes dela completar 25 anos de vida.
“Os maiores perpetradores desses crimes são pessoas conhecidas, principalmente companheiros e ex-companheiros dessas mulheres. Não à toa, a maioria dos feminicídios ocorrem no âmbito familiar”, afirma Eder Dantas, pesquisador do Departamento de Demografia da UFRN.
Suspeito de feminicídio é preso em Patu
Vídeos mais assistidos do g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.