Setor do aço registra aumento de mais de 100% em vagas de emprego no RJ no primeiro semestre de 2024


Levantamento da Aproaço comparou os dados com o mesmo período do ano passado. Setor está mais aquecido no Sul do estado. Indústria de aço
GETTY IMAGES
A oferta de vagas de emprego no setor do aço no estado do Rio de Janeiro aumentou mais de 100% no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi feito pela Associação dos Processadores de Aço do Estado do Rio de Janeiro (Aproaço).
Segundo a associação, foram abertas mais de 500 vagas de trabalho entre janeiro e junho — 110% a mais que em 2023, que registrou 238 oportunidades.
O setor está mais aquecido no Sul do Rio. Apesar de abrigar a maior siderúrgica do Brasil e da América Latina, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, a região possui outras industrias do aço. A próxima será em Valença.
O bom momento do aço no Rio de Janeiro tem relação com o aumento da produção e consumo de matéria-prima.
De acordo com o Instituto Aço Brasil, nos três primeiros meses deste ano, o estado produziu 2,21 milhões de toneladas de aço bruto — um aumento de 19,7% se comparado com o mesmo período de 2023.
‘Troféu Rio de Aço’
Para premiar as melhores iniciativas das empresas do setor no estado do Rio, a Aproaço vai realizar, nesta quinta-feira (18), a entrega do “Troféu Rio de Aço”. O evento será em Pinheiral.
São cinco categorias: Iniciativa Sustentável, Incentivo à Educação, Melhor Projeto Social, Mulheres de Aço e Práticas Inovadoras de RH.
“Todos sabem da relevância de uma indústria para a cidade, porque ela gera empregos, renda e aumenta a arrecadação de impostos nos municípios. No entanto, existe uma série de ações que são realizadas e que, muitas vezes, não são divulgadas pelas empresas. Temos no segmento uma infinidade de apoios a projetos sociais, esportivos, ações voltadas para o meio ambiente e de reconhecimento de talentos que merecem e precisam ser destacados. E esse destaque visa valorizar essas iniciativas e, principalmente, motivar outras empresas a fazerem o mesmo”, disse o secretário executivo da Aproaço, Haroldo Filho.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.