Primeira filial do Centre Pompidou na América Latina será no Paraná; veja detalhes


Centro de Artes Georges Pompidou é um dos mais importantes espaços de arte moderna e contemporânea de Paris, na França. Previsão é que novo museu seja inaugurado até 2026 em Foz do Iguaçu. Museu de artes francês vai construir unidade no Paraná
Nesta quarta-feira (17), o Governo do Paraná assinou um convênio com o Centro de Artes Georges Pompidou, e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, receberá a primeira filial do complexo cultural na América Latina.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O Centro de Artes Georges Pompidou é considerado um dos mais importantes espaços de arte moderna e contemporânea de Paris, na França. Com um acervo próprio com obras de artistas renomados, como Pablo Picasso, Joan Miró, Salvador Dalí e Frida Kahlo, o museu também recebe exposições itinerantes.
Além de Paris, o Pompidou tem apenas três filiais pelo mundo. Uma em Bruxelas, na Bélgica, outra em Málaga, na Espanha, e uma em Xangai, na China.
Unidades do Pompidou pelo mundo
Artes/RPC
Ainda não há previsão de quando o museu, batizado de Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, será inaugurado, mas a previsão é que a unidade seja aberta ao público até 2026, segundo o Governo do Paraná.
De acordo com Laurente Le Bon, presidente do Pompidou, a ideia é que a programação do Museu Internacional de Foz do Iguaçu seja formada por peças de artistas latino-americanos e também do acervo do museu francês.
O governador Ratinho Junior (PSD) destacou a oportunidade turística da filial no Paraná.
“Este é um dia muito importante não apenas para a cultura de Foz de Iguaçu ou do Paraná, mas para a cultura brasileira. Não existe hoje um museu como este, fruto de uma parceira como esta, no hemisfério sul. É uma novidade que ultrapassa as fronteiras do Brasil. O circuito cultural de museus movimenta bilhões de dólares, com muitos turistas que anualmente rodam o mundo visitando as principais unidades do mundo. E agora Foz do Iguaçu estará nesta rota”, afirmou o governador.
LEIA TAMBÉM:
Meio Ambiente: Pesquisadores do Paraná descobrem nova espécie de abelha que produz substância semelhante a celofane
Oportunidade: Prefeitura de Campo Largo abre concurso com 21 vagas; salários chegam a R$ 12,1 mil
Entenda: Justiça determina prisão preventiva de policial abordado dirigindo viatura falsa carregada de drogas
Construção
Governo do Paraná anuncia filial de Centro de Artes Pompidou de Paris em Foz do Iguaçu
Joanna Lemańska/Divulgação
Segundo o governo, a filial paranaense vem sendo negociada desde 2020 e será construída em uma área cedida pela CCR Aeroportos, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Na cerimônia desta quarta, também foi oficializada uma parceria com o arquiteto paraguaio Solano Benitez para a realização do projeto arquitetônico da unidade.
A previsão, conforme o governo, é que o projeto arquitetônico seja concluído até janeiro de 2025, para que a licitação da construção seja publicada até março e as obras iniciem no início do segundo semestre.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.