Pista de subida da Serra das Araras será interditada para a detonação de rocha nesta quinta-feira


Interdição ocorrerá a partir das 11h30, na altura do km 226. Volume rochoso que será implodido é de aproximadamente 1.000 m³. Serra das Araras
Divulgação/CCR RioSP
A pista de subida da Serra das Araras (sentido São Paulo) será fechada nesta quinta-feira (11) para uma nova detonação de rocha. A interdição será das 11h30 às 13h30, no km 226, entre Paracambi (RJ) e Piraí (RJ).
O trecho, que faz parte da Via Dutra, é a principal ligação terrestre entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A implosão é necessária para a construção do novo traçado da serra.
Leia mais
Ambulantes aproveitam o fechamento da Serra das Araras para ganhar dinheiro
De acordo com a CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, o volume rochoso que será detonado é de aproximadamente 1.000 m³. A operação poderá ser adiada por fatores climáticos.
Durante a interdição, painéis de mensagens vão informar o tempo restante para a liberação da pista. A empresa pede para que os motoristas respeitem a sinalização e o limite de velocidade
Assim como nas últimas implosões, a pista de descida (sentido Rio de Janeiro) não será fechada.
Durante os períodos de interdição, os motoristas podem utilizar algumas das rotas alternativas (veja abaixo). A Polícia Rodoviária Federal, no entanto, não recomenda porque os trechos são mais longos e aumentam o tempo de viagem.
A expectativa é que a pista de subida seja finalizada em 2028, enquanto a pista de descida deve ficar pronta em 2029 (confira abaixo como vai ficar o novo traçado).
Rotas alternativas
Sentido RJ
Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da Via Dutra nos quilômetros 271 ou 264, acessar a BR-393 (Lúcio Meira) até Três Rios, acessar a BR-040 e seguir até o Rio de Janeiro
Apenas veículos leves: Sair da Via Dutra no quilômetro 276, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga), seguir até a BR-101 (Rio-Santos), em Angra, e seguir sentido Rio de Janeiro
Sentido SP
Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da BR-040, acessar a BR-393 em Três Rios e entrar na Via Dutra nos quilômetros 264 ou 271
Apenas veículos leves: Sair da BR-101 (Rio-Santos), em Angra, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga) e entrar na Via Dutra no quilômetro 276
Novo traçado da Serra das Araras
Veja como vai ficar o novo traçado da Serra das Araras
O projeto prevê a readequação da pista de subida (sentido São Paulo), que será transformada em uma nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), e a construção de uma outra pista de subida.
Segundo a concessionária, em cada pista, o número de faixas vai passar de dois para quatro, sem contar o acostamento. Além disso, serão construídos 24 viadutos e três áreas de escape. Com o novo traçado, a velocidade máxima tanto na pista de subida quanto na de descida passará de 40 para 80 km/h.
De acordo com a empresa, as obras serão realizadas em um trecho de oito quilômetros por sentido, ou seja, 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233.
Ainda conforme a concessionária, além das melhorias já citadas acima, o novo traçado da Serra das Araras vai contar com:
93 contenções
Oito pontos de ônibus
Três passarelas
Uma via marginal, na pista sentido SP
Novas câmeras de detecção automática de incidentes
Obra aguardada há mais de 20 anos
Começam neste mês as obras de duplicação da Serra das Araras
Aguardada há mais de 20 anos, a obra de duplicação da Serra das Araras consta no novo contrato de concessão assinado pela CCR RioSP, em 2022.
O atual trecho foi projetado em 1940. Por semana, cerca de 390 mil veículos passam pelos dois sentidos – 40% deste número corresponde a caminhões e carretas, que transportam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Além de melhorar o fluxo na principal ligação entre Rio e São Paulo, as obras também têm como objetivo reduzir o número de acidentes. Só em 2023, foram 295 na pista de descida da Serra das Araras, sendo 208 em dias úteis.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.