Uniplac é homenageada na Câmara de Vereadores de Lages


O dia 20 de junho, foi especial para a Uniplac, que recebeu da Câmara de Vereadores de Lages, duas Sessões Solenes Na primeira, realizada na tarde desta quinta-feira (20), foi homenageado o Centro Especializado em Reabilitação, o CER II, que neste ano completou oito anos de atuação, atendendo toda a comunidade da Serra Catarinense, sendo especializado em reabilitação física e intelectual, com uma equipe multiprofissional formada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que trabalham de modo interdisciplinar.
A sessão também contou com a entrega de certificados para instituições e lideranças parceiras do CER, além de uma especial homenagem a sua coordenadora Elusa Camargo, que está a frente do centro desde a sua concepção.
Já a segunda Sessão Solene, realizada na noite da quinta-feira, homenageou os 65 anos da Uniplac, que serão celebrados em julho deste ano.
Com a presença da equipe gestora da universidade, a solenidade destacou a trajetória de excelência em educação durante esses anos, sempre baseada nos três pilares ensino, pesquisa e extensão. Ressaltando que a Uniplac é presença predominante no desenvolvimento da Serra Catarinense, formando há 65 anos profissionais para um universo de possibilidades.
“A Uniplac se sente honrada e agradece as homenagens recebidas do poder legislativo lageano. Completaremos em breve 65 anos de uma trajetória dedicada a comunidade serrano, tendo por base nossos três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. E estas duas honrarias recebidas exemplificam muito bem nosso papel atuante na Serra Catarinense. Somente nos oito anos do CERII, foram mais de 155 mil atendimentos/procedimentos realizados. Isso mostra que a Uniplac vai além do ensino, da pesquisa e da extensão, ela vai até as pessoas de maneira responsiva e acolhedora. É por isso que temos orgulho em dizer que somos a Universidade Comunitária da Serra Catarinense”, ressalta o Reitor Kaio Amarante.
Sobre os oito anos do CERII
O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) está completando oito anos de atendimento à população da Serra Catarinense.
Aprovado por meio da portaria nº 1.041 do Ministério da Saúde, publicada em 06 de outubro de 2015, o CER II iniciou suas atividades em 23 de maio de 2016, nas dependências da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac.
Desde então, o CER é um dos componentes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, sendo necessária a articulação de fluxos com a atenção básica, atenção especializada em reabilitação física e intelectual e a atenção hospitalar de urgência e emergência.
A equipe multiprofissional é formada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que trabalham de modo interdisciplinar. São fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacionais, educador físico, médicos e enfermeiras.
A atuação acontece de forma em que ações de reabilitação são executadas e desenvolvidas a partir das necessidades e especificidades de cada indivíduo, de acordo com o impacto que a deficiência tem sobre sua funcionalidade.
Os atendimentos compreendem as pessoas com deficiência física, intelectual e transtorno do espectro autista (TEA). E na pandemia, o CER também trabalhou com reabilitação pós covid. Nestes oito anos foram mais de 155 mil atendimentos/procedimentos realizados.
Durante estes anos, muitos pacientes puderam voltar as suas atividades cotidianas e laborais e retomaram sua vida social de modo funcional, mesmo que com limitações físicas ou intelectuais.
Além disso, o CER II na Universidade do Planalto Catarinense possibilita o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, visto que é campo de estágios, pesquisas e se estende à comunidade de toda a região da AMURES.
Muito se aprende com as pessoas com deficiência, que são a razão da existência do CER II, acima de tudo sobre ser humano, sentidos da vida, amar e ser amado.
O trabalho do CER II é orientado na certeza de que reabilitar não significa “curar a deficiência”, mas implica em um atendimento integral que visa na busca da independência e autonomia física, emocional e social dos pacientes atendidos.
Confira algumas imagens do evento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.