As 8 principais causas das dores de dente e como aliviar


Especialista explica de onde pode surgir as temidas dores de dente e como você pode aliviar o desconforto As 8 principais causas das dores de dente e como aliviar
Reprodução/Envato
As dores de dente ocasionais são um incômodo ao qual todos estamos suscetíveis. Isso porque, são diversos os fatores que podem gerá-las, com diferentes graus de gravidade. O Dr. Cristian Higashi, cirurgião-dentista, explica quais são os principais motivos e diz o que você pode fazer para diminuir a dor no dente. Confira!
Os 8 principais motivos que causam dores no dente
Cárie dentária. Segundo o dentista, esta é uma das causas mais comuns. “A cárie é um dano na estrutura do dente, causado por ácidos produzidos por bactérias que se alimentam de açúcares na boca.” Quando a cárie não recebe o tratamento necessário, ela evolui e pode atingir a parte mais profunda do dente, causando dor intensa.
Sensibilidade nos dentes. A sensibilidade também é comum e é a condição que faz as pessoas sentirem dor e desconforto ao consumirem alimentos ou bebidas quentes, frias, doces ou ácidas. De acordo com o especialista, isso pode ser devido à exposição da dentina, uma camada do dente que fica abaixo do esmalte e que é sensível.
Gengivite e periodontite. Essas são doenças das gengivas. Causadas por má higiene oral, a gengivite e a sua condição mais grave, a periodontite, podem danificar os tecidos e ossos que sustentam o dente, também gerando dores.
Abscesso dentário. Cristian explica que um abscesso é uma infecção na raiz do dente ou entre o dente e a gengiva. O abscesso pode causar dor severa, inchaço e sensibilidade ao toque.
Dente do siso. O crescimento dos dentes do sisos — os últimos molares —, ou a falta de espaço para o crescimento deles, também é uma causa comum para dores e incômodos na cavidade bucal.
Trauma ou fratura. Segundo o especialista, um dente rachado ou quebrado também pode gerar a temida dor de dente, especialmente se a fratura atingir a polpa do dente, onde estão os nervos e vasos sanguíneos.
Bruxismo. Esse transtorno consiste no hábito de ranger ou apertar os dentes, geralmente durante o sono, e que pode ser a causa de dor nos dentes, bem como nos músculos da mandíbula.
Problemas na Articulação Temporomandibular (ATM). Essa é uma condição que ocorre na articulação que conecta a mandíbula ao crânio. Apesar de não ser um problema nos dentes, a dor causada pode parecer que surge da região dentária.
Como aliviar a dor de dente?
O Dr. Higashi reforça que a principal medida a ser tomada quando a dor de dente inicia, é a busca por um profissional de saúde bucal. Somente assim você saberá a causa da dor e o tratamento adequado.
Porém, caso não seja uma emergência e você tenha que esperar até o dia da consulta, o dentista indica algumas medidas temporárias para alívio da dor na região bucal:
Consulte um farmacêutico e faça o uso de analgésicos de venda livre, como o paracetamol ou ibuprofeno.
Evite alimentos e bebidas muito quentes, frios, doces ou ácidos.
Faça bochecho com enxaguantes bucais à base de oxigênio ativo.
Recorra às compressas frias para aliviar a inflamação.
Mantenha a cabeça mais elevada ao dormir, com um travesseiro extra.
Tão importante quanto tratar, é saber evitar o surgimento dessas dores que são conhecidas por trazerem muito desconforto. Para isso, é preciso seguir à risca algumas medidas de prevenção. Veja quais são elas:
Prevenindo o surgimento de dores nos dentes
Para prevenir dores de dente, é importante adotar uma boa rotina de higiene oral e seguir algumas práticas preventivas.
Entre as práticas mencionadas pelo especialista, estão: ter uma alimentação saudável, com controle do açúcar; manter uma boa hidratação do corpo; fazer visitas regulares ao dentista; evitar hábitos nocivos, como abrir embalagens com o dente e roer as unhas; e usar proteção durante esportes de contato.
Ainda assim, o mais importante para evitar problemas de saúde bucal é a higiene bucal completa e com produtos de qualidade. As indicações do dentista são a utilização de uma escova de dentes com cerdas macias, preferencialmente com creme dental de baixa abrasividade, o uso fio dental diariamente e o bochecho com enxaguante bucal com oxigênio ativo.
Todas essas indicações, e ainda mais produtos de saúde bucal premium, com inovação e tecnologia para o seu sorriso, você encontra na bluem! Conheça e transforme a sua saúde bucal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.