Imposto de Renda: como utilizar a restituição para seu bem-estar


O dinheiro que o contribuinte recebe da restituição é uma excelente oportunidade para investir em bens e equipamentos. A Receita Federal disponibilizou o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda sobre Pessoa Física 2024 (IRPF 2024). Mais de cinco milhões de pessoas foram beneficiadas nesta primeira fase, totalizando mais de R$9,5 bilhões devolvidos para contribuintes brasileiros.
O valor é distribuído primeiramente para pessoas idosas, pessoas com deficiência, contribuintes que têm como fonte maior o magistério e quem optou pela declaração pré-preenchida ou que optou por receber a restituição via PIX.
Até setembro, mais quatro lotes de pagamentos serão depositados (o segundo em 28/06, o terceiro em 31/07, o quarto em 30/08 e o quinto em 30/09).
O valor da restituição é uma boa oportunidade para investir em diferentes possibilidades que facilitam a vida das pessoas.
O que fazer com o valor da restituição?
Receber um dinheiro inesperado é sempre algo positivo. O valor pode servir, inclusive, para realizar alguns sonhos antigos ou resolver pequenos incômodos do dia a dia, como um eletrodoméstico quebrado, ou então a troca do colchão ou guarda-roupas.
O arquiteto Juliano Monteiro garante que esses investimentos são boas escolhas, afinal de contas, o dinheiro da restituição é uma boa oportunidade para negociar bons descontos para pagamentos à vista ou então para a entrada no grande sonho.
Conforme explica o profissional, o dinheiro extra ou fora do planejamento financeiro pode ser entendido e usado de duas maneiras. A primeira, como complementação ou upgrade. Já a segunda é vista como o inesperado ou fora da curva.
“Quando falamos em complementação, é aquela melhoria ou substancial contribuição para algo que você já estava planejando ou precisando. Precisa terminar sua cozinha? Agora você pode elevar a pedra do tampo de um granito para uma pedra importada ou para um aço inoxidável ou uma pedra de maior durabilidade. Já no caminho do inesperado, podemos ampliar a qualidade e conforto em pontos mais específicos, no conforto térmico, por exemplo. Implementação de uma reforma em uma estratégia de melhor circulação de ar ou mesmo num ar-condicionado”, comenta.
Com essa informação, Monteiro explica que o ideal é fazer uma lista de prioridades. Assim, é possível definir mensurar o que fazer com a restituição e investir no que mais precisa.
“Um bom planejamento inicial é o melhor caminho para que se possa concretizar o sonho de uma casa/apartamento ideal, sem desviar do foco. Você pode realizar esse planejamento e incluir uma realização em etapas. Esses possíveis acessos a recursos inesperados podem ser o “ar” que falta para concluir uma reforma que foi bem planejada lá atrás”.
Pesquisar marcas e modelos que atendem à sua necessidade também é aconselhável, pois alguns eletrodomésticos ou móveis, por exemplo, não são adaptados para sua casa. Dessa maneira, é fundamental, antes de comprá-los, ter as medidas e dimensões do ambiente.
Eletrônicos também entram na lista
Não são apenas móveis e eletrodomésticos que entram na lista dos desejos dos brasileiros com o valor da restituição do imposto de renda.
Trocar de celular, televisão ou até comprar um produto de diversão, como videogames ou caixas de som, são excelentes escolhas. Afinal de contas, momentos de lazer são muito necessários depois de um ano todo de trabalho.
Promoções e pagamentos à vista
Como a restituição é paga integralmente ao contribuinte, uma dica importante é saber negociar bons descontos e aproveitar promoções disponíveis. Assim, ao invés de apenas um ou dois produtos, há chances de realizar mais de um sonho.
É por isso que, muitas vezes, comprar via aplicativo com cupons de desconto faz a diferença. A MM, oferece promoções especiais para a compra direta nesses canais, que tal conferir no site?
Outra dica é aproveitar o valor e também negociar pagamentos à vista ou entradas maiores para parcelamento. Quanto mais conseguir economizar, melhor.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.