Idosa amarrada e amordaçada em SC tinha medida protetiva contra filha, diz polícia; marido foi assassinado


Companheiro da vítima foi encontrado morto na cozinha da mesma residência, com ferimentos na cabeça. Dinheiro e bens foram levados pelos suspeitos. Polícia Civil fala em motivação patrimonial. Canoinhas (SC)
Prefeitura de Canoinhas/ Divulgação
A idosa de 87 anos encontrada amarrada, amordaçada e inconsciente no banheiro de casa em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, tinha uma medida protetiva de urgência contra a filha, uma das três suspeitas presas pelo crime, segundo a Polícia Civil. A mulher segue hospitalizada nesta segunda-feira (19), segundo o delegado Darci Nadal Júnior.
O companheiro da vítima, Zegmundo Chmielowicz, de 76 anos, foi encontrado morto na cozinha da mesma residência com ferimentos na cabeça.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Conforme o investigador, além do casal, um neto que também foi agredido morava na casa. Ele conseguiu escapar e pedir ajuda, segundo a Polícia Militar, e já estava no hospital quando a PM chegou à residência, na quinta-feira passada (15).
Prisões
A filha investigada também morava na residência, mas teve que deixá-la em 3 de agosto, devido à medida protetiva. O delegado acredita que a motivação é patrimonial (veja mais abaixo).
Ainda segundo Nadal, além da filha, o neto da idosa e a companheira dele também foram detidos. O g1 questionou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina sobre o resultado da audiência de custódia, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Foi encontrado com os suspeitos um soco inglês, além de um pé de cabra e uma barra de ferro em uma bolsa escondida no mato, junto com o dinheiro roubado, informou o investigador.
A Polícia Militar registrou o caso como latrocínio e lesão corporal grave.
A Polícia Civil acredita que a motivação para os crimes foi patrimonial, embora outras linhas de investigação não estejam descartadas.
“Houve subtração de aproximadamente R$ 1,5 mil, um veículo, maços de cigarro. Então, a princípio, a motivação é patrimonial”, informou o delegado.
Buscas
Três suspeitos foram abordados pela PM, durante as buscas na região, e conduzidos à delegacia. Próximo ao local, os policiais encontraram o carro da idosa, onde havia diversos itens suspeitos, que foram apreendidos para investigação.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.