
Simpósio reúne profissionais de saúde mental de cidades da região, como Silva Jardim, Maricá, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Araruama. O simpósio reúne profissionais de saúde mental de cidades da região, como Silva Jardim, Maricá, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Araruama.
Reprodução
O município de Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio, recebe nesta sexta-feira (23) o Simpósio Regional de Saúde Mental, que vai discutir os desafios no cuidado em saúde mental e marcar o lançamento do livro “Abrindo as Portas do Hospício – O Processo de Desinstitucionalização do Hospital Colônia de Rio Bonito”. O evento acontece das 13h às 19h no Espaço de Eventos Belo Sonho, no bairro Cidade Nova.
O simpósio reúne profissionais de saúde mental de cidades da região, como Silva Jardim, Maricá, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Araruama. A participação é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas no local, a partir das 13h.
O evento será dividido em dois momentos. O primeiro traz o tema “Caminhos da Desinstitucionalização – A Experiência do Hospital Colônia de Rio Bonito”, com a participação da psicóloga Luíza Helena Aurélio Dias, do psiquiatra Carlos Eduardo de Moraes Honorato, da psicóloga Maria Thereza Santos, do enfermeiro Vagner Marins Barcelos e do psiquiatra Marcos Argôlo. A mediação será da psicóloga Renata Martins, supervisora clínico-institucional do CAPS e uma das organizadoras do livro.
A segunda parte do simpósio vai discutir “Os Novos Lugares do Cuidado em Saúde Mental de Rio Bonito”, com participação do psicólogo Vando Petros, da assistente social Juliana Campos e do psicólogo Guilherme Soares, sob mediação da psicóloga Rosane Tinoco, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Rio Bonito.
O lançamento do livro, que resgata a história do processo de desinstitucionalização do Hospital Colônia de Rio Bonito, acontece após os debates.