5º Festival do Pinhão – Rota das Colônias celebra cultura, turismo e sabores únicos em São José dos Pinhais


Até 30 de junho, o evento promove pratos típicos, trilhas, experiências rurais e o melhor da culinária artesanal. Se você é fã de pinhão não pode perder essa dica: até 30 de junho, será realizado em São José dos Pinhais o 5º Festival do Pinhão – Rota das Colônias. Os visitantes podem experimentar receitas únicas, como lasanha, sorvete, brigadeiro, quiche, entre outras, que utilizam a tradicional semente do Paraná em seus preparos.
Além disso, é possível adquirir produtos artesanais que representam ou utilizam o pinhão em sua composição e aproveitar experiências únicas ao ar livre, como juntar pinhão no mato, a sapecada de pinhão e curtir apresentações musicais.
Sorvete de pinhão é uma das receitas que os visitantes poderão experimentar durante o festival
Divulgação: José Augusto Zanchetta
O evento é promovido pela Associação dos Moradores, Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região (ACAMP) com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Neste ano, estabelecimentos que integram os roteiros turísticos Rota das Colônias, e convidados da Colônia Murici e do Caminho do Vinho, participam do evento.
Segundo o presidente da ACAMP, José Augusto Zanchetta, o evento é uma celebração da cultura local e das tradições das colônias do município, com foco especial na valorização do pinhão, símbolo da gastronomia e identidade de São José dos Pinhais.
“Em 2015, realizamos um curso de gastronomia à base de pinhão. Desde então, tínhamos o desejo de criar algo, como um concurso, para incentivar os empreendedores a usarem o pinhão na gastronomia”, relembra Zanchetta. “Conversamos com a Secretaria de Turismo e a proposta se ampliou. Sugerimos que não fosse apenas um festival gastronômico, para poder incluir também artesãos e outros empreendedores locais”, acrescenta.
O objetivo principal do festival, conta Zanchetta, é atrair turistas para a Rota das Colônias e fomentar o turismo rural, além de valorizar o pinheiro e sua semente, o pinhão. “O festival tem crescido bastante e movimenta toda a região, principalmente com turistas vindos de fora, que nunca experimentaram o pinhão. Nossa meta é elevar cada vez mais nossas receitas e tornar o festival cada vez mais conhecido”, enfatiza.
A sócia-proprietária do Rancho Machado, Daniele Machado, conta que durante o festival o número de clientes em seu restaurante aumenta bastante. “Participamos do Festival do Pinhão desde a primeira edição e vemos como ele é importante para divulgar a nossa rota turística, atraindo pessoas de outros lugares para provar e experimentar nossos pratos”, conta.
Quem passar pelo Rancho Machado, empreendimento participante, poderá experimentar uma deliciosa costela com molho de pinhão e broa de fubá com adição de pinhão
Divulgação: Zeh Zoreck
No Rancho Machado, o visitante poderá encontrar costela com pinhão, um prato tradicional feito pelo patriarca da família, Edson Machado, e broa de fubá com adição de um ingrediente especial: o pinhão. “Aqui no restaurante, o turista também poderá saborear um delicioso churrasco de igreja e um buffet colonial, e aproveitar a área verde com redário, espaços instagramáveis e uma pequena trilha”, acrescenta Daniele.
Além de fomentar o comércio local, o Festival valoriza o pinhão, essa iguaria tão presente na rotina dos empreendedores e que deu nome à cidade. Mais informações sobre o 5º Festival do Pinhão – Rota das Colônias e os estabelecimentos participantes podem ser encontradas no site oficial de São José dos Pinhais que pode ser acessado clicando aqui.
Divulgação
Divulgação: Zeh Zoreck
Adicionar aos favoritos o Link permanente.