VÍDEO: ‘Luzes no céu’ são vistas no interior de Pernambuco e chamam atenção de moradores

Registros chamaram atenção e levantaram dúvidas sobre o que seriam os objetos. Pontos luminosos chamam atenção de moradores do interior de PE
Luzes de satélites artificiais que formam a “Satarlink”, que está em órbita na Terra desde 2019, foram vistos na noite da terça-feira (13) no interior de Pernambuco. Em um vídeo feito em Surubim, no Agreste de Pernambuco, moradores ficaram impressionados com o que viram (veja vídeo acima).
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
De acordo com Marlon Tenório, membro da Associação Astronômica de Arcoverde, localizada no Sertão pernambucano, apesar de chamar muita atenção o fenômeno é considerado comum.
“Os satélites são lançados em grupos e, inicialmente, mantêm uma formação compacta, a formação é mais visível logo após o lançamento, enquanto os satélites ainda estão em órbita baixa e se movem juntos, medida que os satélites alcançam suas órbitas operacionais, eles se dispersam, e a formação se desfaz ”, explicou Marlon ao g1.
Membro da Associação Astronômica de Arcoverde explica luzes brilhantes no céu
O que é o Starlink
O projeto Starlink foi idealizado em 2015 pelo empresário Elon Musk e é administrado pela empresa aeroespacial SpaceX. Objetivo é fornecer cobertura global de internet para todo o mundo, especialmente para as regiões que possuem fraca conectividade por banda larga.
LEIA MAIS:
‘Bola de fogo’ é vista no céu de cidades do Brasil; entenda hipóteses
Starlink: por que Elon Musk está lançando milhares de satélites na órbita da Terra
Estudante do Ceará detecta 46 asteroides e recebe reconhecimento de parceria com a Nasa: ‘fazer ciência é minha paixão’
Fenômeno raro: meteoro é visto em plena luz do dia no Nordeste
Para isso, o programa pretende usar uma rede de milhares de satélites, formando uma constelação de pelo menos 12 mil unidades em órbita. O programa teve autorização da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FCC) para começar a operar em 2018.
Os primeiros satélites foram colocados em órbita em 2019. Atualmente já são mais de mil satélites no espaço.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.