Paraíba registra queda de 60% nos casos de dengue em 2025


Mesmo com a redução, a Paraíba já contabiliza mais de 4.300 casos prováveis de doenças transmitidas por mosquitos. Mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti
Freepik
Os casos de dengue na Paraíba registram uma queda de 60% em 2025, aponta boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (6) . Apesar da redução o estado já contabiliza 4.335 casos prováveis de arboviroses entre 1º de janeiro e 26 de abril.
Dessa soma, a dengue representa 3.350 notificações. Em seguida vêm a febre oropouche, com 620 registros; a chikungunya, com 356; e a zika, com 9 casos. No mesmo intervalo de 2024, a dengue havia atingido 8.291 registros prováveis.
Duas mortes por arboviroses foram confirmadas em 2025: uma por dengue, em São Domingos do Cariri, e outra por chikungunya, em Campina Grande. Outros oito óbitos suspeitos estão sendo investigados em Caldas Brandão (1), Pedras de Fogo (1), Itabaiana (1), João Pessoa (4) e Riachão do Bacamarte (1).
As regiões da Paraíba com mais casos de dengue são.
2ª Região de Saúde (Guarabira): 506 casos
3ª Região de Saúde (Campina Grande): 353 casos
10ª Região de Saúde (Sousa): 135 casos
A técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) responsável pelas arboviroses, Carla Jaciara, destaca que o atendimento precoce é fundamental.
“Assim como o profissional de saúde deve se atentar para a importância de identificar, avaliar e notificar de forma correta, a população também precisa procurar, caso apresente algum dos sintomas, o serviço de saúde para que cada caso seja devidamente registrado e tratado”, reforçou, em nota.
A SES-PB mantém, em parceria com municípios e Gerências Regionais de Saúde, campanhas de orientação, “Dias D” de mobilização, oficinas de aplicação de inseticidas e treinamentos para agentes de endemias, visando evitar novos focos de mosquitos e reduzir os índices de arboviroses.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.