
Águas de Pimenta Bueno realiza mapeamento com o auxílio da tecnologia. O objetivo é garantir a regularidade e qualidade no abastecimento de água para os moradores. As equipes conseguem identificar ruídos característicos de vazamentos e outras irregularidades na tubulação, mesmo quando não há sinais visíveis na superfície.
Assessoria / Aegea RO
A Águas de Pimenta Bueno iniciou nesta semana um mapeamento nas ruas do bairro Bela Vista em busca de perdas de água com o uso da tecnologia de geofonamento. A ação tem como objetivo identificar vazamentos ocultos na rede de distribuição e promover a eficiência do sistema de abastecimento de água.
O trabalho é realizado com o auxílio do geofone, um equipamento de alta precisão capaz de captar sons emitidos pela rede subterrânea. Por meio desse processo, as equipes conseguem identificar ruídos característicos de vazamentos e outras irregularidades na tubulação, mesmo quando não há sinais visíveis na superfície.
De acordo com a coordenadora de serviços da Águas de Pimenta Bueno, Adrian Alves, o geofone é uma ferramenta essencial para garantir a eficiência operacional.
“O uso do geofone permite que identifiquemos vazamentos que normalmente não conseguimos ver. Assim, conseguimos agir rapidamente para corrigir a situação, antecipar intervenções e evitar o desperdício de água tratada, preservando a qualidade do abastecimento que chega até a casa de cada um dos moradores”, explica Adrian.
Ao identificar um vazamento, os técnicos realizam a marcação do ponto exato na calçada ou no asfalto com tinta branca. Em seguida, a equipe de manutenção é imediatamente acionada para realizar os reparos necessários, reduzindo ao máximo os impactos no dia a dia da população.
As ações no bairro Bela Vista seguem pelos próximos dias, com equipes técnicas circulando pelas vias e utilizando os equipamentos para inspecionar o sistema de forma minuciosa.
A Águas de Pimenta Bueno faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado em saneamento. Em Rondônia, atua por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Pimenta Bueno, Águas de Rolim de Moura, Águas de Buritis e Águas de Jaru.