
Morador de Balneário Camboriú visitava amiga na cidade de Alicante quanto acabou luz. ‘Só via gente comprando estoques gigantes de água, como se fosse na pandemia’, relatou. Brasileiro relata caos e desinformação durante apagão na Espanha
Alex Ferrer, morador de Santa Catarina, visitava uma amiga na cidade espanhola de Alicante, quando começou a faltar luz, nesta segunda-feira (28). Ele contou ao g1 o caos provocado pelo apagão e disse que há muita desinformação e pessoas correndo aos mercados.
“Só via gente comprando gigantes estoques de água, como se fosse na pandemia”, relatou.
A falta de luz começou por volta das 12h do horário local – 7h de Brasília. A queda de energia paralisou a circulação de trens na Espanha e do metrô de Madri. Também afetou operações no aeroporto internacional de Barajas, em Madri. Em Portugal, moradores de Lisboa e do Porto estão sem energia. Passageiros ficaram no escuro no metrô de Lisboa. Os trens foram esvaziados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
“Eu estou em um hotel que é ao lado da casa da minha amiga, não estou na casa dela. Eles são brasileiros, moram aqui há quatro meses. Inclusive a minha amiga está recebendo a mãe dela e o padrasto. E aí, de repente, acabou a luz”, resumiu.
“Eu já morei na Espanha, eu nunca vi acabar a luz assim, tipo tudo”, declarou.
Alex, que é assessor de imprensa e relações públicas em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, disse que teve problemas com água e ficou sem internet. “A água da torneira começou a ficar fraca. Eu não sei se é uma bomba ou alguma coisa assim”.
Ele relatou que há desinformação. “O que chama a atenção é essa coisa de fake news. Uma vizinha falou isso: ‘olha, não sai de casa, tranca a porta, que isso é perigoso’. A outra falou que é coisa do Putin. A desinformação faz com que as pessoas criem esse caos”.
Já a situação das pessoas estocando água ele encontrou num supermercado. “Nós fomos em um centro comercial. Estava tudo apagado, a única luz era do supermercado, que eu acho que tem gerador. E aí só via gente comprando água”.
Ele só conseguiu usar a internet porque foi até uma empresa telefônica. “Acho que é uma antena muito poderosa, estou usando aqui a bateria. Por exemplo, no centro comercial, nós fomos ao banheiro e não tem água também. Então acho que, não só a luz. A luz, a internet e a água. Está um caos”.
‘Ônibus lotados, paradas cheias e internet bem ruim’, relata brasileiro sobre apagão em Portugal
Mulher compra estoque de água em supermercado da Espanha após apagão
Reprodução/@alexferrer01
Brasileiro relata corrida por água em supermercados da Espanha após apagão
O que causou o apagão?
A causa oficial do apagão ainda é desconhecida. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que uma “forte oscilação” na rede elétrica da Europa ocasionou na falha na distribuição de energia. Mas o que está por trás dela segue em análise, e nenhuma hipótese foi descartada.
Segundo o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, não há indicações de que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético.
A operadora da rede elétrica portuguesa, a REN, atribuiu o problema a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”. A empresa prevê que a normalização total da rede possa levar até uma semana.
Como está a situação do apagão?
Às 12h30 do horário de Brasília, cinco horas após o apagão, a operadora da rede elétrica espanhola informou que o fornecimento de energia havia sido regularizado “em áreas da Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia”.
Às 14h21, a REE afirmou que mais de 1/5 da demanda já havia sido recuperada. “A energia está sendo restaurada progressivamente em todas as zonas elétricas do país, com 45% das subestações da rede de transmissão já energizadas”.
O apagão atual é o pior da história da Espanha e o Ministério do Interior do país declarou estado de emergência.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias