
Duas rondonienses que vivem no país descreveram momentos de incerteza. Falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro, interrompeu o fornecimento de energia em partes da Europa. Rondonienses mostram momentos durante apagão em parte da Europa
Duas rondonienses que vivem em Portugal descreveram momentos de caos e incerteza nesta segunda-feira (28), durante o apagão que atingiu várias partes da Espanha e Portugal. A falha elétrica afetou serviços essenciais como transporte público, telecomunicações e comércio dos dois países.
O apagão começou por volta das 12h do horário local (7h em Brasília) e afetou aeroportos, estações de trem e telecomunicações em Portugal e na Espanha. Em Madri, a falta de semáforos provocou grandes engarrafamentos.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Leile Ribeiro, de 38 anos, mora há três anos na cidade do Porto e estava em seu salão de beleza no momento em que a energia caiu.
“Era por volta das 12h, eu estava trabalhando quando começou a tocar o alarme do prédio. Foi aí que percebemos que estávamos sem energia e sem água, porque a bomba depende de eletricidade”, relatou. “No começo, a gente achou que era algo pontual, mas logo percebemos que o problema era muito maior. Os metrôs e ônibus pararam, semáforos desligados, supermercados fechados. Um verdadeiro caos.”
Sem energia, os serviços online também ficaram fora do ar, dificultando ainda mais a mobilidade. “Estou tentando voltar pra casa, mas não tem metrô, não tem ônibus. A estação está lotada de gente, e comprar passagem é impossível porque o sistema online também caiu. O trânsito está completamente parado. E o pior: as autoridades daqui não informam nada”, contou Leile, enquanto aguardava uma forma de chegar até sua residência.
Outro relato vem de Hosana Barbosa, de 31 anos, que vive há seis anos em Portugal e trabalha como cozinheira e pasteleira. O marido de Hosana também foi afetado pelo apagão e precisou buscar os filhos na escola, que ficou sem energia elétrica.
“Meu marido trabalha em montagem de caixas eletrônicos e, com a falta de luz, foi liberado. Ele relatou que os mercados e bancos estão todos fechados, os postos de gasolina também. Informaram apenas que houve um corte de energia em Portugal e em outros países da Europa e que, no momento, não podem fazer muita coisa”, disse Hosana.
LEIA TAMBÉM:
Enxame de abelhas ataca 11 pessoas e deixa criança internada em Buritis, RO
Criança de seis anos é atacada por pit bull em frente de casa em Ji-Paraná
Interrupção de serviços
De acordo com a operadora da rede elétrica de Portugal, a REN, o apagão foi causado por uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro. Embora o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, tenha afirmado que a expectativa é de que a energia seja restabelecida nas próximas horas, a REN alertou que a normalização completa pode levar até uma semana.