
Velório reuniu pessoas de várias nacionalidades. Izabel aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem pessoal ao pontífice. Rondoniense participa de velório do papa em Roma
A brasileira Izabel Lima participou nesta quinta-feira (24) do velório do papa Francisco, em Roma. O momento foi marcado por muita emoção, silêncio e orações vindas de todas as partes do mundo. Nas imagens é possível ouvir cânticos e preces que marcam o clima de despedida (veja o vídeo acima).
Ao g1, Izabel contou que aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem pessoal ao pontífice, como forma de reconhecimento pelos ensinamentos que ele compartilhou ao longo dos anos. Para ela, estar presente no velório foi também um momento de profunda gratidão e reflexão sobre tudo o que o papa Francisco representou.
“Eu fiquei super nervosa. Foi uma forma de agradecer por tudo que ele representou e ensinou. Eu fiquei muito emotiva”, disse.
Izabel Lima no velório do papa, em Roma
Reprodução/redes sociais
Segundo ela, o velório reuniu pessoas de várias nacionalidades todos com rostos emocionados e olhares voltados para a despedida de uma figura que ultrapassou fronteiras religiosas. Além disso, Izabel destacou que, mesmo com línguas diferentes, todos pareciam falar a mesma linguagem naquele momento: a da fé, da gratidão e do luto.
“Era gente de todo lado, muitos brasileiros, mas mesmo assim foi um momento de dor. Para mim foi inesquecível, nunca vou esquecer desse dia”, completou.
LEIA TAMBÉM:
‘A Amazônia tem valor com a mata em pé’: o legado de escuta, inclusão e esperança deixado por Papa Francisco
Papa Francisco recebeu quadro feito por rondoniense: ‘Chorei de emoção’, relembra artista
Velório de papa Francisco
Corpo do papa Francisco sendo velado na Basílica de São Pedro em 23 de abril de 2025.
Andrew Medichini/Pool via REUTERS
O corpo do papa Francisco começou a ser velado na Basílica de São Pedro na quarta-feira (23) após procissão dos fiéis desde a Casa de Santa Marta, onde morava. As cerimônias começaram por volta das 4h, no horário de Brasília, e o velório foi aberto ao público às 6h.
O corpo do papa foi recebido por uma multidão, que fazia fila para entrar na basílica e prestar suas últimas homenagens ao pontífice. O velório público ficará aberto até a sexta-feira (25), e o caixão será fechado às 15h, no horário de Brasília (20h no horário local).
A programação incluiu uma série de cerimônias litúrgicas para marcar a despedida de Francisco. Antes de os fiéis entrarem na igreja, o corpo do papa foi velado por bispos e padres, que realizaram ritos e prestaram suas homenagens. Segundo o Vaticano, 80 cardeais e patriarcas da Igreja Católica estavam presentes, além de bispos, padres, freiras e leigos.