
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21). Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, vota no conclave. Dom Jaime recebendo o tradicional chapeu de quatro pontas do Papa Francisco neste sábado (7)
Reprodução/Vatican news
Um dos últimos cardeais nomeados por papa Francisco, dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (21) sobre o legado deixado pelo papa Francisco e a escolha do sucessor.
“O legado que eles nos deixa não pode morrer. Atenção dele pelos mais fragilizados, pela questão da paz. Foi ele que trouxe para a linguagem internacional a ideia de que nós estamos vivendo uma 3ª Guerra Mundial aos pedaços”, afirmou.
Dom Jaime esteve com o pontífice em fevereiro deste ano. O estado de saúde de Jorge Mario Bergoglio já exigia atenção e cuidados especiais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Nós estivemos com ele uma semana antes da internação hospitalar. Quando nos aproximamos, dava pra perceber e ouvir o ‘peito chiando’. Uma bronquite muito forte, muito intensa. Nós tínhamos previsto uma meia hora de diálogo com ele. A conversa se alongou por mais de uma hora. Mesmo com aquela dificuldade, ele queria saber de tudo e de todos”, relembrou.
Dom Jaime Spengler está entre os sete cardeais brasileiros na lista do Vaticano para participar do Conclave, a eleição que definirá o novo pontífice. No total, 138 cardeais de todo o mundo estão aptos à votação.
“Encontrar um nome de consenso à altura das exigências do tempo presente vai exigir de todos que participam desta escolha muita oração, muita sensibilidade, perspicácia, discernimento”, refletiu Spengler.
Em dezembro de 2023, o religioso, natural de SC e radicado no RS, afirmou não pensar em ocupar o maior cargo da Igreja Católica.
Dom Jaime deve embarcar rumo à Itália nas próximas horas.
LEIA TAMBÉM:
Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Sé vacante, camerlengo e Colégio dos Cardeais: saiba quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco
VÍDEOS: o resumo do papado de Francisco
Veja o momento em que o Vaticano anuncia a morte do Papa Francisco
Quem é Dom Jaime Spengler
Spengler ingressou, como noviço, na Ordem dos Frades Menores de Rodeio (SC) em 1982. A ordenação do catarinense como padre ocorreu no dia 17 de novembro de 1990, também em Gaspar.
Na carreira acadêmica, Spengler cursou filosofia, no Paraná, e teologia, no Rio de Janeiro e em Jerusalém. O então padre fez doutorado em filosofia em Roma. Como sacerdote, Jaime atuou em diversas cidades do Brasil até 2010.
Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo então Papa Bento XVI. Um ano depois, foi ordenado bispo em sua cidade natal, Gaspar.
Dom Jaime foi nomeado arcebispo metropolitano de Porto Alegre em 2013, onde vive desde então. O posto foi alcançado após a renúncia de Dom Dadeus Grings, hoje bispo emérito da capital gaúcha. À frente da Cúria, Spengler comanda 158 paróquias da Região Metropolitana.
Em 2023, o arcebispo foi eleito presidente da CNBB. A eleição foi realizada durante a 60ª Assembleia Geral da instituição, que reúne bispos católicos do país, em Aparecida do Norte (SP). Dom Jaime estará à frente da entidade até 2027. O religioso também preside o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
Morte do papa
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
O Vaticano anunciou que o corpo do papa Francisco será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, na manhã de quarta-feira (23), para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.
Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
VÍDEOS: Tudo sobre o RS