
As inscrições seguem abertas até o dia 19 de maio, com taxa de R$ 10. Programa oferece conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, com uma carga horária total de 165 horas. Campus do IFRN em Natal
Brunno Rocha/Inter TV Cabugi
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou, nesta quarta-feira (16) o edital do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec) 2025. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de maio.
O curso gratuito é voltado para estudantes da rede pública de ensino do estado e tem objetivo reforçar os conhecimentos desses estudantes, além de prepará-los para o Exame de Seleção dos cursos técnicos integrados do IFRN.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Podem participar do Proitec estudantes que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas ou que tenham concluído todo o Ensino Fundamental em instituições públicas brasileiras.
O curso tem conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, com uma carga horária total de 165 horas.
Veja o edital aqui.
Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 16 de abril a 19 de maio de 2025, exclusivamente via internet, no site de inscrições da Funcern.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 10. Estudantes que se enquadrem nos critérios socioeconômicos previstos em edital poderão solicitar isenção da taxa até o dia 5 de maio.
O processo avaliativo será composto por uma prova presencial com 50 questões de múltipla escolha, aplicada no dia 10 de agosto de 2025.
Participantes que realizarem a avaliação e obtiverem desempenho satisfatório poderão utilizar os resultados do ProITEC para obter bonificação no Exame de Seleção do IFRN, conforme a Política de Bonificação aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex).
Além disso, o ProITEC fornece material didático digital, com conteúdos como livros, exercícios, videoaulas e simulados, a serem disponibilizados no período de matrícula no programa.
IFRN abre mais de 300 vagas de cursos superiores
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN