
Homem fazia trabalho de evangelização no Cesea há mais de 10 anos. Segundo o MP-RO, ele oferecia drogas e ferramentas em troca de favores sexuais. Martelo da Justiça
Reprodução/Redes Sociais
Um evangelizador foi condenado a mais de 11 anos de prisão por exploração sexual, tráfico de drogas e tentativa de ajudar adolescentes a fugirem do Centro Socioeducativo de Ariquemes (Cesea). Segundo o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), o homem fazia trabalho de evangelização no Cesea há mais de 10 anos.
De acordo com o MP-RO, os crimes aconteceram entre maio e junho de 2024. Durante as visitas, ele usava a desculpa de prestar apoio religioso, mas se aproveitava do momento para se aproximar dos adolescentes. Uma das vítimas contou que o homem começava conversas com conteúdo sexual e, depois, praticava abusos pelo menos duas vezes, escondendo-se atrás do pretexto de fazer orações perto das celas.
Além disso, segundo o MP-RO, o evangelizador oferecia drogas e ferramentas em troca de favores sexuais. A direção do Cesea disse que outros adolescentes também foram ouvidos pela equipe técnica, separadamente, e confirmaram os fatos.
Além dos abusos, ele entregou maconha e duas serras aos internos. As serras seriam usadas para cortar as grades das celas. A tentativa de fuga foi impedida pelos agentes, que pegaram os adolescentes no momento do corte. Segundo o relatório da unidade, o plano já estava em andamento quando foi descoberto.
O evangelizador foi condenado a 11 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão; 6 meses e 20 dias de detenção; além do pagamento de 365 dias-multa. Ele começará a cumprir a pena em regime fechado. A prisão preventiva, decretada em 2024, foi mantida.
LEIA TAMBÉM:
Policial militar e esposa são condenados por estuprar criança na frente dos filhos e gravar vídeos dos abusos em RO
Suspeito de manter ex-namorada em cárcere privado por três dias é preso em Cacoal, RO
Veja notícias de Rondônia