
Medida entra em vigor em maio e prevê 60 dias para adaptação. Entenda a nova regra. Carretas na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho
Rede Amazônica/Gildon Alves
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, na última terça-feira (8), uma portaria que restringe a circulação de carretas nos horários de pico na Avenida Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho. A medida começa a valer no dia 1º de maio de 2025, com um prazo de 60 dias para adaptação.
A decisão foi baseada em estudos técnicos iniciados no primeiro semestre de 2024. Segundo o Dnit, os dados mostraram que o alto número de caminhões nos horários de maior movimento prejudica o trânsito, aumenta o risco de acidentes e afeta o dia a dia de motoristas e pedestres.
De acordo com o documento, para ajudar na adaptação, a medida será acompanhada de ações educativas a partir de maio. O Dnit, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, vai realizar campanhas informativas para orientar caminhoneiros e motoristas sobre as novas regras.
LEIA TAMBÉM:
Pai agride e expõe filha nas redes após postagem contrária à religião da família em RO
Suspeito de aplicar mais de R$ 3 milhões em golpes contra produtores rurais é preso em RO
Como vai funcionar?
Segundo a portaria publicada, fica proibida a circulação de caminhões com peso bruto igual ou superior a 23 toneladas na travessia urbana de Porto Velho, na BR-319, no trecho que vai do km 136,7 (início da Ponte sobre o Rio Madeira) até o km 144,9 (entroncamento com a BR-364, no Trevo do Roque).
Horários de restrição:
Manhã: das 6h30 às 8h, de segunda a sexta-feira.
Tarde: das 17h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.
VEJA TAMBÉM:
Circulação de carretas em horário de pico será proibida na Jorge Teixeira em Porto Velho