
Houve registro de mais de 100 milímetros em algumas regiões. Fortes chuvas causaram alagamentos, enxurradas e outros estragos nesta quinta-feira (10). Chuva causa estragos em Imaruí; VÍDEO
Florianópolis e algumas cidades do Litoral Sul de Santa Catarina registraram, em pouco mais de 12 horas, toda a chuva esperada para o mês de abril, informou a Defesa Civil. Fortes chuvas causaram alagamentos, enxurradas e outros estragos nesta quinta-feira (10).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A medição foi feita entre a madrugada e tarde desta quinta. Florianópolis e Imbituba, no Sul, foram os municípios que registraram os maiores volumes de chuva.
Foram 114 milímetros na Lagoa da Conceição, na capital, e 105 milímetros no Porto de Imbituba, conforme as estações da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas no estado.
Segundo a Defesa Civil, o mês de abril costuma ser um dos mais secos do ano nesta região. Sendo assim, esse acumulado corresponde à chuva esperada para todo o mês, em pouco mais de 12 horas.
A chuva ocorreu devido a instabilidades e à atuação da circulação marítima — o deslocamento da umidade vinda do oceano em direção ao continente, informou a Defesa Civil.
Ônibus coletivo de Florianópolis passa por alagamento
Marcelo Byng/NSC TV
Estragos
A Defesa Civil divulgou a lista das cidades afetadas às 17h46 desta quinta:
Florianópolis: alagamentos e enxurradas em diferentes pontos da cidade, impactando o trânsito e algumas residências. Equipes monitoram a situação.
Sangão: alagamentos atingiram algumas vias, mas já foram liberadas.
Imaruí: alagamentos e quedas de árvores provocaram falta de energia em alguns bairros. Equipes realizam levantamento para possível decreto.
Imbituba: oito famílias desalojadas, 30 vias interditadas e 50 habitações afetadas. Cidade fez decreto de situação de emergência.
Jaguaruna: diversas ruas afetadas; infraestrutura do município afetada; alagamentos impactaram três postos de saúdes; duas casas com interdição parcial por causa de desabamento de muro.
Previsão
A circulação marítima segue provocando chuva persistente no litoral catarinense até pelo menos a manhã de sexta (11), conforme a Defesa Civil. Isso deve ocorrer especialmente entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte.
O Litoral Sul ainda terá registro de chuva, mas sem previsão de grandes acumulados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias