
Cidreira, Pinhal e Palmares do Sul suspenderam aulas nas redes municipais. Região Sul do estado também registrou transtornos e segue em alerta para novas tempestades. Rua alagada no Litoral Norte do RS
Reprodução/ RBS TV
A forte chuva que caiu em cidades do Litoral e da Região Sul do Rio Grande do Sul durante a quarta-feira (9) e a manhã de quinta-feira (10) deixou ruas alagadas e causou transtornos. Alguns municípios do Litoral Norte optaram por cancelar as aulas durante a quinta-feira.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em Cidreira, segundo a prefeitura, as aulas nas nove escolas da rede municipal foram suspensas e devem ser retomadas na sexta-feira (11). A Defesa Civil do município atendeu 23 pedidos de resgates na quinta-feira por conta dos alagamentos.
De acordo com o município, os bairros mais atingidos foram os bairros Costa do Sol, Ildo Meneghetti, Chico Mendes e Salinas.
Na quarta, de acordo com a Defesa Civil do RS, uma família de Cidreira precisou ser resgatada de casa depois que a rua em que moram alagou.
Em Pinhal, as aulas do turno da tarde e da noite da rede municipal de ensino no dia foram canceladas nesta quinta. Segundo a prefeitura, o total de chuva acumulada passa de 200 milímetros nas últimas 48 horas. Ainda conforme a prefeitura, não houve registro de desalojados nem de vítimas por conta da chuva.
Em Palmares do Sul, também no Litoral Norte, duas escolas tiveram aulas suspensas por segurança, segundo a prefeitura. Uma família precisou ser desalojada e há registro apenas de ruas alagadas.
Chuva deixa diversos transtornos no Sul do RS
Região Sul apresentou estragos
Em Pelotas, mais de 100 milímetros de chuva foram registrados, segundo a prefeitura do município. Na avenida São Francisco de Paula, o canal localizado na via chegou a transbordar durante a manhã.
De acordo com a prefeitura, equipes de drenagem estão atuação nas sete casas de bombas do município para dar vazão às águas conduzidas pelos canais. Também há mobilização de pessoal para atender ocorrências pontuais de desobstrução da rede pluvial.
Em Pelotas, um canal chegou a transbordar na manhã desta quinta (10).
Frederico Feijó / Agência RBS
Previsão de novas tempestades
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um novo alerta de temporais em áreas do Litoral Norte e Região Sul do estado (veja no mapa abaixo).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para acumulado de chuva que deve variar de 50 a 100 milímetros, até 12h de sexta-feira (11).
Segundo o instituto, o acumulado de chuva pode causar “alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios”. A área de perigo se estende de Rio Grande, na Região Sul, até Torres, no Litoral Norte.
Segundo a Climatempo, a previsão para os próximos dias é de tempo instável e com chuva no Sul e em toda a faixa litorânea. Veja:
Sexta-feira (11): segue a possibilidade de chuva em toda a faixa litorânea do RS a qualquer hora do dia e também na Região dos Vales, na Região Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste a partir da tarde. O interior do estado terá um dia de tempo firme, com sol predominando ao longo do dia. Na Serra, dia começa firme com possibilidade de chuva à tarde.
Sábado (12): o dia começa com tempo firme em todo o estado, mas a partir da tarde tem previsão para pancadas de chuva no Oeste, Missões e Noroeste, Campanha e Sul do RS. Nas demais regiões o predomínio é de tempo firme com nebulosidade. Na Serra, o sol deve aparecer entre algumas nuvens.
Domingo (13): a frente fria vai seguir avançando pela costa do estado provocando chuva em todas as regiões. A chuva acontece na forma de pancadas e pode vir com forte intensidade nas Missões e Noroeste; nos Vales e na Serra pancadas moderadas a forte.
Alerta de chuvas divulgado pela Defesa Civil do RS
Defesa Civil RS/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS