
Promotoria avalia estrutura do local e atendimento prestado a desalojados na região. O Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real Rocha recebe famílias após fortes chuvas que atigiram a cidade no sábado (5)
Reprodução/ Prefeitura de Petrópolis
Nesta terça-feira (08), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, na Região Serrana, realizou uma inspeção no Abrigo Municipal Gabriel Vila Real.
O local, situado no Centro da cidade, está acolhendo pessoas que ficaram sem moradia após as fortes chuvas que atingiram recentemente o município.
A promotora responsável, Vanessa Katz, informou que, durante a visita, foram analisadas tanto as condições físicas do abrigo quanto a qualidade do serviço de acolhimento prestado.
“Foram transmitidas diversas orientações à equipe do abrigo, com pedidos de adequações na alimentação, com a elaboração de um cardápio específico para as crianças; a destinação de uma equipe fixa de assistência social para a unidade; a necessidade de fornecimento de roupas íntimas para os desabrigados; e a adoção de um programa de suporte de saúde mental, que é fundamental para as pessoas vítimas de desastres socioambientais.
Ainda solicitamos diversas informações sobre as rotinas e a evolução no atendimento às famílias. O acompanhamento do MPRJ será permanente, até a desmobilização do equipamento”, pontuou a promotora de Justiça.