Mais de 50 mil pessoas estão afetadas pelas fortes chuvas em Angra dos Reis


Secretário de Defesa Civil Municipal, prefeito e o Secretário Nacional da Defesa Civil participaram de uma reunião nesta manhã na cidade. Número de desalojados subiu de 174 para 178. Temporal deixa mais de 100 desalojados em Angra dos Reis
Mais de 50 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas em Angra dos Reis (RJ). O temporal, que atingiu a cidade entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5), deixou centenas de desalojados.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
O número foi divulgado na manhã desta segunda-feira (7) em uma reunião da cidade, que reuniu o prefeito Claudio Ferreti, o Secretário Municipal da Defesa Civil, Fábio Júnior, e o Secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff.
Reunião entre o prefeito, Secretário Municipal da Defesa Civil e Secretário Nacional da Defesa Civil
Maria Mariana/TV Rio Sul
O número de 50 mil afetados é uma estimativa com base nos locais que foram atingidos pelo temporal. Nem todos os moradores saíram de casa e foram para os abrigos da prefeitura, alguns foram para casa de vizinhos, familiares, pousadas e outros ainda continuaram nos imóveis.
Segundo a equipe de reportagem da TV Rio Sul que acompanhou a reunião, a prioridade da prefeitura neste momento é que a população seja atendida no menor tempo possível.
Na manhã desta segunda-feira, a prefeitura atualizou o número de desalojados de 174 para 178. Todos foram encaminhados para um dos dois abrigos disponíveis na cidade: CEMEI Parque Mambucaba I e no CEMEI Dolores Gritten.
Ainda de acordo com o poder público municipal, no sábado, 348 moradores foram para os abrigos da prefeitura. No entanto, à medida que a Defesa Civil vai fazendo as vistorias no imóveis, as pessoas retornam para as residências.
O Secretário Nacional da Defesa Civil informou que dois técnicos da área de ajuda humanitária nacionais estão chegando pra somar esforços às equipes municipais e estaduais para a construção de planos pra apoiar o município e restabelecer o que foi afetado.
Wolnei Wolff destacou que ainda não se sabe quanto de dinheiro será direcionado para o município, mas que será o valor necessário para fazer tudo o que for preciso neste momento.
Mais de 350 mm de chuva em 48h
Angra dos Reis segue em estado de alerta por conta da chuva
De acordo com a Defesa Civil, o volume acumulado de chuva foi de 357 mm em 48h e de 324 mm em 24h.
Houve registros de nove árvores que caíram em casas e obstruíram ruas. Há 15 pontos de deslizamentos de terra na cidade. Equipes de engenharia da Defesa Civil estão em campo avaliando a situação nesta manhã.
Foram registradas ocorrências de deslizamentos no bairro Belém, sendo que um atingiu parcialmente uma casa e soterrou um veículo, nos bairros Carioca, Praia do Machado, Frade e Morro da Velha. Ninguém ficou ferido.
Ao todo, tiveram pontos de inundação e alagamentos no Rio Japuíba, Rio Caputera, no bairro Pontal, Parque Belém, Vilaje, Verolme, Parque Mambucaba e Camorim.
O bairro mais afetado foi o Parque Mambucaba. Os moradores tiveram que ser resgatados com o auxílio de botes.
Saiba como ajudar
A prefeitura de Angra dos Reis está recebendo donativos das 9h às 16h para as famílias atingidas pelas chuvas. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para pets.
Pessoas físicas podem fazer as doações na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro, ou no galpão do Almoxarifado da prefeitura, no bairro Japuíba.
Pessoas jurídicas devem entregar os donativos nos galpões do Almoxarifado da prefeitura localizados na Praia do Anil; e na Alameda Coronel Otávio Brasil, no bairro Balneário.
Confira os outros pontos de arrecadação aqui.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.