‘Começou a alagar muito rápido, questão de 10 minutos’, diz morador que está ilhado após temporal em Angra dos Reis


Ele e um adolescente estão presos no segundo andar de casa, no bairro Parque Mambucaba. Ao todo, 135 pessoas estão desalojadas na cidade. Chuva forte atinge Angra dos Reis
“Começou a alagar muito rápido, questão de 10 minutos”. Este é o relato de um morador de Angra dos Reis (RJ) que está ilhado dentro de casa após o temporal que atingiu a cidade entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada deste sábado (5).
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
“Às 5h da manhã, a casa começou a encher”, disse o morador, que não quis se identificar.
O homem está preso no segundo andar da residência, que fica no bairro Parque Mambucaba. Além dele, está um adolescente e dois cachorros estão no local.
“O quarto é no segundo andar, mas a água está subindo rápido demais. A princípio, estamos bem, mas não tem água e nem alimentos”, completou.
Chuva forte atinge Angra dos Reis
De acordo com a prefeitura, a localidade é a mais afetada pelas fortes chuvas. A Defesa Civil está usando botes para resgatar os moradores que estão presos (assista vídeo acima).
Esta não é a realidade só desse morador, a água invadiu muitas casas no bairro Parque Mambucaba, . Em um vídeo enviado pela prefeitura, é possível ver que a água está batendo na altura da cintura de um morador.
Ainda de acordo com o depoimento do morador, ele disse que tentou entrar em contato com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros, mas o resgate não havia sido feito até o final da manhã deste sábado.
Quase 200 desalojados
De acordo com o último boletim enviado pela prefeitura na manhã deste sábado, 193 pessoas estão desalojadas no município devido às fortes chuvas.
Todos estão sendo encaminhados para um dos quatro abrigos disponibilizados pela prefeitura. Ao todo, 36 pontos de apoio foram abertos (veja abaixo).
Volume acumulado de mais de 300 milímetros
Rua Campo Belo, no bairro Areal
Reprodução
Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva acumulado é de 347 milímetros nas últimas 48 horas. Houve registros de nove árvores que caíram em casas e obstruíram ruas.
Houve ocorrências de deslizamentos no bairro Belém, sendo que um atingiu parcialmente uma casa e soterrou um veículo, nos bairros Carioca, Praia do Machado, Frade e Morro da Velha. Ninguém ficou ferido.
Ao todo, tiveram seis pontos de inundação e alagamentos no Rio Japuíba, Rio Caputera, no bairro Pontal, Parque Belém, Vilaje, Verolme, Parque Mambucaba e Camorim.
Saiba como ajudar as famílias atingidas pelas chuvas
A prefeitura está recebendo donativos das 9h às 16h para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para pets.
Quem desejar pode fazer as doações na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, no Centro, ao lado do SAAE e do Teatro Municipal, ou no galpão do Almoxarifado da prefeitura, na Rua Prefeito João Gregório Galindo, nº 6511, no bairro Aeroporto (Japuíba).
Empresas devem entregar os donativos nos galpões do Almoxarifado da prefeitura, localizados na Rua Leandro José de Figueiredo, nº 22, na Praia do Anil, e na Alameda Coronel Otávio Brasil, nº 253b, no Balneário.
Trechos da Rodovia Rio-Santos estão fechados
Devido ao risco de deslizamentos de terras, trechos da BR-101 (Rodovia Rio-Santos) estão fechados desde a noite de sexta-feira. Os pontos de interdição ficam nas cidades de Angra dos Reis, Paraty (RJ) e Mangaratiba (RJ) (confira abaixo).
Segundo a CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, técnicos seguem monitorando os boletins meteorológicos.
Alerta de grande perigo de chuva no Sudeste
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.