VÍDEO: Porto Alegre ‘vira noite’ durante chegada de temporal; tromba d’água se forma sobre o Guaíba


Na manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta de temporal, raios, rajadas de vento de até 70 km/h e granizo a partir da tarde, até a manhã de terça Chegada do temporal em Porto Alegre
Um forte temporal atingiu Porto Alegre no fim da tarde desta segunda-feira (31). Rajadas de vento intensas, muita chuva e nuvens densas fizeram com que a cidade ficasse com o céu completamente escuro, fazendo o dia “virar noite” em poucos minutos. Veja vídeo acima.
“Nos satélites, vemos muita nebulosidade sobre Porto Alegre. Um conjunto de cumulus nimbus mais grossa, nebulosidade forte, pesada, com característica mais escura, trazendo muita tempestade. Isso acaba fazendo com que o dia vire noite”, explica o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), até as 17h30 havia um bloqueio total e dois parciais por queda de árvores em Porto Alegre, além de 14 cruzamentos com semáforos fora de operação por falta de energia.
Chegada de temporal sobre Porto Alegre deixou cidade escura na tarde desta segunda-feira
Reprodução/RBS TV
Tromba d’água
Sobre o Guaíba, uma tromba d’água chamou atenção de moradores do município na Região Metropolitana, formando uma coluna de ar que se estendeu da superfície da água até as nuvens. Veja vídeo abaixo.
Tromba d’água é registrada sobre o Guaíba
Alerta da Defesa Civil
Na manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta de temporal, raios, rajadas de vento de até 70 km/h e granizo a partir da tarde, até a manhã de terça. O acumulado de chuva pode chegar a 50 mm, segundo o órgão.
A recomendação para moradores da cidade é de evitar ficar na rua durante a chuva e se afastar de áreas alagadas, arroios e rios. Quem reside em locais de risco deve buscar abrigo seguro ou utilizar as estruturas disponibilizadas pela Prefeitura.
Também é fundamental ficar longe de postes, árvores e placas de sinalização, que podem ser derrubados pelos ventos. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Veja a previsão do tempo para a semana no RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.