Homens causam três vezes mais acidentes que mulheres no trânsito em Roraima, aponta Detran


Números do Departamento Estadual de Trânsito apontam que mulheres se envolveram em 1.782 acidentes entre janeiro e outubro de 2024, enquanto os homens se envolveram em 4.423. São 2.641 casos a mais. Em 2024, mulheres se envolveram em menos acidentes que os homens em Roraima.
Ascom/Detran-RR
Homens causam três vezes mais acidentes que mulheres no trânsito de Roraima. É o que revela um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do estado (Detran), divulgado nessa sexta-feira (28). Em 2024, enquanto o número de ocorrências com homens foi de 4.423, com as mulheres foi de apenas 1.782 — 2.641 casos a menos. Além disso, eles são os que mais morrem no trânsito do estado.
Os sinistros de trânsito ocorrerem entre janeiro e outubro do ano passado. As ocorrências resultaram em lesão corporal, danos materiais e vítimas fatais.
✅ Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
🔎 O que é sinistro de trânsito? O termo é definido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt) como qualquer ocorrência no trânsito que resulte em danos materiais ou corporais, desde incidentes menores até situações mais graves.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito, os homens também se destacam entre as vítimas fatais. Das pessoas que perderam a vida no trânsito entre janeiro e outubro do ano passado, 102 eram homens e 18 mulheres.
Os condutores lideram ainda o ranking de embriaguez ao volante. Em 2024, foram 71 homens autuados pela infração de trânsito, contra seis mulheres.
Até 2024, o estado tinha 65.439 mil mulheres habilitadas. O número é 53% menor do que o de condutores masculinos: 122.142 mil.
Para a chefe da Divisão de Educação do Detran-RR e agente de trânsito, Ruth Prill, as mulheres são mais cautelosas, menos agressivas e se destacam como melhores motoristas porque prestam mais atenção à sinalização e aos pedestres, evitando fazer ultrapassagens arriscadas.
“Elas são mais cuidadosas para evitar sinistros e proteger a vida. Mas, independentemente do sexo, é importante dirigir com segurança, respeitar à legislação, à sinalização e a todos que estão no trânsito, sejam motociclistas, pedestres e ciclistas”.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 45 mil condutores estão com CNH vencida em Roraima
Avenida Ataíde Teive lidera ranking de acidentes em Boa Vista
Boa Vista é a capital brasileira com maior taxa de mortalidade no trânsito
Direção defensiva: veja dicas de instrutor para evitar acidentes de trânsito
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.