MEL NA MERENDA: texto aprovado na ALE-RR fortalece apicultura e alimentação escolar


Nova lei beneficia estudantes com alimento nutritivo e impulsiona produção local Mel é considerado alimento altamente nutritivo
Marley Lima/ SupCom ALE-RR
“Isso é ótimo!”, resume o presidente da Cooperativa de Apicultores de Roraima (Roraimel), Josias Rufino, sobre a Lei nº 2.079/2024, aprovada pela Assembleia Legislativa (ALE-RR) em novembro do ano passado. A ideia, proposta pelo deputado Armando Neto (PL), é que o mel e seus derivados sejam priorizados e comprados pelo Estado para serem servidos na merenda escolar.
Josias Rufino avaliou como positiva a lei estadual, já que o texto incentiva a produção, movimenta a economia, aumenta a venda e a compra dos produtos e proporciona qualidade de vida aos estudantes, tendo em vista que o mel é considerado pelos especialistas como um dos alimentos mais nutritivos para serem consumidos. Segundo Josias, a ideia dos apicultores é conseguir suprir a demanda interna do Estado e, posteriormente, enviar o excedente para outras regiões do país e do mundo.
Josias Rufino avalia como positiva lei para cultura do mel
Marley Lima/ SupCom ALE-RR
“A melhor coisa que teve foi essa lei aprovada, uma coisa que queríamos há muito tempo: o reconhecimento de um produto de qualidade, que é o mel. Com essa lei, temos a oportunidade de correr atrás de benefícios para a apicultura. E nada melhor do que começar com nossas crianças através da merenda escolar. Os deputados estão de parabéns, o deputado Armando Neto e todo o plenário da Assembleia Legislativa. Roraima só tem a ganhar, e, claro, a população, que vai poder degustar do melhor produto do mundo que é o mel do nosso Estado”, enfatizou Josias.
Assunto na Casa Legislativa
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pela Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Sociais (CGEES) do governo de Roraima, revelam que a produção do mel tem aumentado ano após ano. Em 2003, quando os números passaram a ser monitorados, eram produzidas 70 toneladas do item. Já em 2023, duas décadas depois, foram colhidas 165 toneladas, um aumento de mais de 135%.
Produção de mel em Roraima aumentou em mais de 130% em duas décadas
Marley Lima/ SupCom ALE-RR
A Assembleia Legislativa também acompanha de perto o crescimento da produção do mel. Em 2023, a Casa sediou uma audiência pública para debater os entraves enfrentados pelos apicultores e apresentar soluções junto ao governo federal. O item é considerado uma importante matriz econômica para geração de emprego e renda, e tem apoio de diversas instituições públicas, associações e da sociedade civil.
Para o presidente do parlamento roraimense, deputado Soldado Sampaio, investir na cadeia produtiva do mel é importante para os produtores e para a população, que terá acesso a produtos de qualidade e saudáveis para o bom funcionamento do organismo. O parlamentar enfatizou que a Assembleia Legislativa tem apoiado a cultura do mel e seguirá atuando para prestar toda a assistência necessária às soluções das demandas do setor.
Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio
Marley Lima/ SupCom ALE-RR
“A produção do mel é sustentável e precisa ser pensada a partir do orçamento público, priorizando as necessidades dos apicultores, para que tenham condições de trabalhar. Abrimos as portas da Assembleia para um amplo debate sobre as necessidades dos produtores e colocamos a Casa à disposição de quem produz o mel. Já aprovamos leis que tratam dessa temática e vamos buscar os resultados práticos desses textos, como a aquisição do mel para a merenda escolar, porque o Estado só tem a ganhar com isso, assim como a sociedade roraimense”, enfatizou Sampaio.
Interesse econômico e social
O texto apreciado complementa a Lei nº 1.919/2024, também criada pelo parlamentar Armando Neto, que reconheceu o mel produzido no Estado como de relevante interesse econômico e social. O político está como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, que debate melhorias e as demandas do setor produtivo roraimense, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas em prol dos agricultores e empresários.
O mel é reconhecido por seus inúmeros benefícios à saúde, sua composição natural ajuda a combater inflamações e oferece energia de forma rápida e saudável, ideal para o público infantil
Marley Lima/ SupCom ALE-RR
Armando Neto reforçou a importância de inserir no cardápio escolar o alimento devido aos benefícios presentes no mel. Além disso, comentou que muitos agricultores vivem da produção, e adquirir os produtos, principalmente dos pequenos produtores, ajuda no sustento das famílias, na geração de novos empregos, renda e, consequentemente, movimenta ainda mais a economia.
Deputado Armando Neto é autor da lei estadual
Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR
“Ou seja, estamos falando de uma produção que tem inúmeros benefícios nutritivos, econômicos e sociais. Quando pensamos nesse projeto, vimos a necessidade de contribuir com os produtores, porque sabemos que a agricultura é importante para a balança comercial do Estado. O mel tem um potencial enorme para crescer ainda mais e vamos buscar, enquanto deputados e Legislativo, alavancar essa produção, beneficiar os produtores, estudantes e a sociedade de modo geral”, declarou o deputado Armando Neto.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.