Atividades na construção civil pedem cuidado com energia elétrica


Acidentes com eletricidade no setor seguem entre os mais frequentes no Paraná e no Brasil. Atividades na construção civil costumam liderar as listas de causas de acidentes com energia elétrica. Em 2024, não foi diferente. Movimentação de grandes estruturas metálicas e outros equipamentos que podem tocar na rede elétrica, instalações de calha e obras de pintura foram os principais motivos de acidentes registrados pela Copel no ano passado, ao lado das ocorrências registradas em atividades nas áreas rurais.
Os dados coletados pela Copel estão convergem com as informações da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), que indica que os acidentes elétricos no setor da construção civil estão entre os mais frequentes no Brasil. O levantamento mais recente, de 2023, indica que 115 profissionais da construção e manutenção foram vítimas de acidentes fatais em todo o Brasil, o equivalente a 17% do total de casos registrados.
Energia segura: informação e atenção às atividades
Rodrigo Marcacine Resende, gerente do Departamento de Segurança do Trabalho na Copel, avalia que a principal causa de acidentes está relacionada ao grau de percepção do perigo. “A energia elétrica não tem cor, cheiro ou som, ou seja, é um risco para o qual as pessoas precisam ter uma atenção adicional”, expõe. “A segurança de todos deve estar em primeiro lugar. A eletricidade é invisível, mas seus perigos são reais e podem ser fatais. Na construção civil, as medidas de segurança são fundamentais para eliminar os riscos de choque elétrico, curtos-circuitos e incêndios”, conclui.
As estatísticas deixam claro que medidas preventivas são essenciais para garantir a integridade dos trabalhadores nos canteiros de obras. Dentre as principais ações de prevenção destacadas por Marcacine estão:
Guardar a distância correta da rede elétrica e manter a atenção às atividades executadas;
Sempre utilizar os equipamentos de proteção individual;
Tomar cuidado na movimentação de estruturas metálicas, como barras de ferro, trilhos e antenas;
Evitar o contato da fiação com ambientes úmidos;
Ter certeza de que emendas e conexões foram feitas com material próprio para este fim.
Campanhas e apoio à segurança
O gerente da Copel lembra que a companhia possui normas e procedimentos para garantir a segurança na execução de trabalhos próximos à rede. “Nossas equipes estão preparadas para orientar sobre a maneira correta de executar a atividade, que pode incluir um desligamento programado da rede de energia elétrica ou outras medidas, conforme o caso, para garantir a segurança dos profissionais envolvidos”, destaca. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo site www.copel.com.
Para levar informações e orientação sobre o uso seguro da energia elétrica, a Copel realiza campanhas permanentes em toda área atendida. Crianças das redes pública e privada de ensino recebem a visita de profissionais para palestras, e levam o conhecimento que recebem para casa, compartilhando com seus familiares. Também são realizadas visitas de orientação para trabalhadores da construção civil, distribuição de materiais informativos em lojas de materiais de construção e agropecuárias, participação em feiras e divulgação por mídias.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.