Onda de calor aumenta 5ºC na média de temperaturas em SC; entenda


Máximas chegaram a 34,85ºC em Praia Grande, durante a manhã. Calor extremo começa nesta terça, e segue por até 5 dias. Onda de calor persiste em SC com temperaturas até 5ºC acima da média; entenda
Tiago Ghizoni/NSC/Arquivo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Santa Catarina emitiram, nesta terça-feira (11), alertas para a onda de calor em Santa Catarina nos próximos dias. O grau de severidade de calor, segundo o órgão federal, é de “perigo”.
A previsão é de temperaturas 5ºC acima da média nos próximos três a cinco dias (entenda mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Até o fim desta manhã, a máxima em Santa Catarina chegou a 34,85ºC em Praia Grande, no Sul catarinense. A cidade foi a que mais teve dias de calor extremo em 2024, segundo levantamento do g1. Foram 92 dias de temperaturas acima da média.
🔥O alerta do Inmet teve início às 11h desta terça e segue até as 18h de quarta (12). Todas as regiões serão afetadas.
Temperaturas mais altas na manhã desta terça-feira:
Praia Grande: 34,85ºC
Criciúma: 34,27ºC
Florianópolis: 31ºC
Corupá: 31,84ºC
Itapiranga: 31,48ºC
Chuva?
Durante a onda de calor, é possível que ocorra pancadas de chuva. É isso que traz o boletim da Defesa Civil, atualizado nesta terça e que fala sobre o tempo a partir de quarta. O órgão estadual afirma que as temperaturas, até quinta-feira (13), podem ficar entre 35°C e 38°C.
Além disso, algumas cidades podem registrar valores próximos aos 40°C, especialmente no Oeste e áreas próximas do Rio Grande do Sul.
SC teve 23 cidades que viveram mais de 70 dias de calor extremo em 2024
Mais de 6 milhões de pessoas enfrentaram calor extremo no Brasil
O que é uma onda de calor
São necessários dois principais fatores climáticos para que a onda de calor se desenvolva: massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. Esses bloqueios são causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.
O termo onda de calor é definido por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, ficam muito acima da média que seria normal para uma determinada época.
A Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem pelo menos 5 °C acima da média e durante no mínimo 5 dias consecutivos.
O bloqueio atmosférico impede que as frentes frias avancem, contribuindo para a manutenção das altas temperaturas.
Arte/g1
ENTENDA MAIS sobre a onda de calor
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.