Cerca de 1.500 famílias de Rio Tinto, na PB, são afetadas por alagamentos após Rio Mamanguape transbordar


Quatro comunidades ribeirinhas e áreas urbanas de menor altitude foram afetadas por alagamentos que tiveram início na madrugada. Cerca de 1.500 famílias de Rio Tinto foram afetadas por alagamentos
Kaio César/Prefeitura de Rio Tinto
O Rio Mamanguape transbordou após as chuvas intensas das últimas 72 horas, causando alagamentos que atingiram cerca de 1.500 famílias na madrugada desta sexta-feira (7), em Rio Tinto, no litoral Norte da Paraíba.
A gestão municipal informou que o transbordamento começou na manhã de quinta-feira (6), mas os alagamentos na cidade ocorreram apenas na madrugada desta sexta-feira. As comunidades ribeirinhas de Salema de Dentro, Veloso e Curral de Fora foram as mais afetadas, além de algumas ruas da parte baixa da Zona Urbana da cidade.
De acordo com a prefeitura, não há casas alagadas desde a manhã desta sexta-feira, mas os moradores continuam ilhados por causa do volume de água nas ruas. Por isso, o transporte da população afetada está sendo feito por meio de canoas.
Enchente em Rio Tinto, na Paraíba
A Prefeitura de Rio Tinto afirmou que instituiu um comitê, reunindo diversas secretarias municipais, a Defesa Civil e o Tiro de Guerra, para atuar diretamente no socorro às famílias afetadas.
As ações emergenciais incluem o fornecimento de canoas para o transporte de moradores, auxílio na retirada de móveis, disponibilização de abrigos e distribuição de alimentos e produtos de higiene pessoal, conforme necessário. As famílias que precisam de apoio podem entrar em contato com a gestão através do telefone: (83) 9 9341-0216.
Ainda segundo a gestão municipal, a cidade enfrenta enchentes historicamente devido à sua localização geográfica, mas a realização de uma dragagem poderia ajudar a resolver o problema. Também afirmam que o assoreamento do rio e a fragilidade das margens agravam os impactos das chuvas, tornando essa obra essencial para reduzir os danos causados pelos alagamentos na cidade.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.