Maurício de Nassau é o bairro com maior número de sinistros de trânsito, mostra relatório da AMC; veja locais com mais registros em Caruaru


De acordo com Autarquia de Mobilidade, o termo ‘sinistro’ substitui a palavra ‘acidente’. Acidente no bairro Maurício de Nassau
Reprodução/CNF
Na manhã desta terça-feira (4), a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) apresentou o Relatório Anual de Segurança Viária. No documento, foram detalhados vários dados, como o número da frota de automóveis e também os lugares com maiores registros de acidentes durante 2024. Entre os 10 bairros com maiores números, se destaca o bairro Maurício de Nassau, com 116 casos.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
Segundo a Autarquia de Mobilidade de Caruaru, o termo ‘sinistros’ é utilizado para substituir o nome ‘acidente’, que indicava alto imprevisível ou incontrolável. Dentro da realidade dos sinistros de trânsito, foi verificado que na maioria das vezes eles são provocados por ações humanas e podem ser evitados, caso sejam adotadas as medidas adequadas para reduzir a ocorrência.
De acordo com os dados do relatório, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, possui uma frota de 214.443 veículo. Desse total, 44,24% são compostos por motocicletas. Entre os anos 2017 até 2024, o crescimento das motos foi de 37,3%. O número de motos na Capital do Agreste é superior em relação à Petrolina e Recife.
Com relação ao número de sinistros, no ano de 2024 foram registrados 1.178 casos com vítima. O mês de novembro foi o que mais teve registros, com 129. O documento apontou que no segundo semestre, a aumento de sinistros pode estar relacionada ao crescente desrespeito aos limites de velocidade (veja gráfico abaixo).
Número de sinistros por mês em Caruaru
AMC
Tipos de sinistros
Choque: 3.1%
Atropelamento: 9.7%
Queda: 29.6%
Colisão: 57.6%
Confira os 10 bairros com maior quantidade de sinistros por bairro
Maurício de Nassau – 116
Nossa Senhora das Dores – 98
Indianópolis – 88
Kennedy – 85
Salgado – 84
Petrópolis – 59
Universitário – 57
Boa Vista – 46
Zona Rural – 45
São Francisco – 39
Confira os 10 logradouros com maior quantidade de sinistros
Avenida Leão Dourado – 53
Avenida José Rodrigues de Jesus – 35
Avenida Caruaru – 30
Estrada para o Xique-Xique – 22
Avenida Brasil – 18
Avenida Agamenon Magalhães – 15
Rua Major João Coelho – 15
Avenida João Soares Machado – 13
Avenida Lourival José da Silva – 13
Avenida Portugal – 13
Mortes no trânsito
No ano 2024, houve um crescimento do número de óbitos por sinistros de trânsito em comparação com o ano de 2023, representando um aumento de 23,33% . Em 2023, foram 30 e em 2024, o número subiu para 37.
Leia também
Médica de 27 anos morre em acidente entre carro e moto em Caruaru
VÍDEO: carro invade recepção de hospital em Caruaru
VÍDEO: fusca bate e danifica poste em Caruaru
VÍDEO: mulher é atingida por ônibus no Centro de Caruaru; veículo colidiu em frente de estabelecimento comercial
De acordo com os dados, os sinistros do tipo atropelamento representaram 48,7% do número de óbitos, sendo o modo de transporte por motocicleta o responsável pelo maior número de vítimas fatais.
De acordo com a AMC, o planejamento e a execução de ações preventivas voltadas à segurança no trânsito em Caruaru têm sido essenciais para criar um ambiente seguro nas vias públicas. Segundo o coronel Edson Nóbrega, presidente da Autarquia, o uso de novas tecnologias e de fiscalização eletrônica ajudaram a reduzir os sinistros (veja abaixo).
Presidente da AMC fala sobre uso de novas tecnologias para reduzir números de sinistros
Trânsito mais seguro
Através de um mapa de calor, foi demonstrado que, em 2023, Caruaru apresentava cinco pontos de conflitos com muitos sinistros registrados. Já em 2024, foi reduzido para dois pontos, resultado da eficiência após a implantação dos redutores de velocidade.
“Pela primeira vez, Caruaru está apresentando um relatório com tantos detalhes, com características do município, analisando melhor os sinistros, por bairro e dias da semana. Conseguimos identificar áreas críticas e o perfil das vítimas, a partir dessas informações podemos planejar em ações conjunta com outras entidades a redução dos sinistros”, pontuou o presidente da AMC, Coronel Edson Nóbrega.
Comparativo do Mapa de Calor em Caruaru
Initial plugin text
Adicionar aos favoritos o Link permanente.