Pesquisa ‘Prioridades’: prefeita de Bauru promete perfuração de novos poços, hospital municipal de alta complexidade e novas UBSs


Iniciativa da TV TEM junto ao Ipeso, a pesquisa foi respondida por moradores da cidade. Em entrevista ao TN1, Suéllen Rosim (PSD) aborda medidas para água, esgoto, saúde, infraestrutura e educação. Suéllen Rosim, prefeita de Bauru, concedeu uma entrevista ao TN1
TV TEM / Reprodução
A prefeita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (PSD), afirmou que a prefeitura vai iniciar a perfuração de quatro poços, construir um hospital municipal de alta complexidade, duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outras ações para enfrentar desafios urbanos citados na Pesquisa ‘Prioridades’, iniciativa da TV TEM junto ao Ipeso.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Os moradores responderam à pesquisa do Ipeso sobre quais temas consideram mais importantes para a gestão 2025 a 2028.
Água e esgoto foram os principais problemas apontados pela população na pesquisa, com 56%. Na sequência aparece o tema saúde com 55%, depois asfalto e buracos com 35%, prevenção de enchentes com 24% e educação e creches com 23%.
Para minimizar os efeitos da estiagem, a prefeitura iniciará a perfuração de quatro poços na região do Val de Palmas, além de construir uma adutora e reservatório. Essas medidas visam reduzir a dependência do Rio Batalha.
“A gente vai reduzir a dependência do Rio Batalha para 12%, mas os trabalhos de desassoreamento do Rio Batalha em parceria com o governo do Estado continuam e a gente está trabalhando para implantar de forma regionalizada uma reserva hídrica para que a gente consiga ter o que o nome diz, reservar um pouco mais de água num período como a gente está vendo hoje, que é um período de grande chuva. ”
Em relação ao tratamento de esgoto, a administração aguarda a decisão do Tribunal de Contas sobre a licitação da empresa responsável pela concessão. A expectativa é assinar o contrato ainda no primeiro semestre e retomar as obras, com entrega da estação prevista para o próximo ano.
O tratamento de esgoto é um problema antigo da cidade de Bauru
TV TEM / Reprodução
Para melhorar o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), a prefeitura promete ampliar o horário de funcionamento. Além disso, estão previstas a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na região do Roosevelt e 9 de Julho, e a construção do primeiro hospital municipal da história de Bauru, visando atender a alta complexidade.
“O governo do estado está investindo 25 milhões em obras ali, então todo esse sistema que acaba sendo uma contribuição entre o município e o estado, vão nos trazer resultados bastante significativos nos próximos meses.” diz Suéllen.
Se tratando da infraestrutura, a administração municipal investiu quase 200 quilômetros de asfalto novo, mas reconhece a necessidade de atender áreas como o bairro Parque Industrial Manchester.
“Nós vamos precisar muito de recurso porque as obras passam de 30 bilhões de reais, é uma infraestrutura grande, então Manchester e Quinta da Bela Olinda, o restante do Val de Palmas, são regiões, que estão dentro de um pacote de infraestrutura em que a gente vai enviar também para o Legislativo para que a gente possa angariar esses recursos e pelo menos fazer esse processo nesse ano e ter início de obra e licitação no final do ano.”
Sobre a drenagem e enchentes, a Avenida Nações Unidas, principal ponto crítico de alagamentos, está incluída no pacote da concessão da estação de tratamento de esgoto. A concessionária será responsável pelas intervenções de drenagem na avenida, com obras estimadas em quase meio bilhão de reais.
A Prefeitura de Bauru iniciou um trabalho com caminhão para limpeza de bueiros, na intenção de diminuir alagamentos em pontos específicos
TV TEM / Reprodução
Junto, a região do Ipiranga também receberá melhorias no sistema de drenagem. A prefeitura iniciou um trabalho com caminhão para limpeza de bueiros, visando minimizar alagamentos em pontos críticos.
Na educação, segundo a prefeita, a administração cumpriu quase 100% do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, ampliando em 700 vagas a oferta de educação. “Tem mais 700 vagas previstas, 4 escolas em obras para serem entregues esse ano, ampliando 700 vagas, além do mais creches, são 5, na verdade, escolas. Então, o nosso foco e objetivo nos próximos 2 anos é zerar a fila de creches em Bauru.” acrescenta.
Confira a entrevista completa abaixo:
Prefeita de Bauru fala sobre ações para áreas de água esgoto apontadas como prioridades
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.