Ipubi: Prefeito fala sobre propostas com foco na agricultura e no abastecimento de água


As afirmações foram feitas em entrevista ao GR1 desta sexta-feira (24). João Marcos Siqueira (PSD), de 36 anos, assumiu o primeiro mandado no dia 1º de janeiro de 2025. João Marcos Siqueira, prefeito de Ipub
Emerson Rocha /g1 Petrolina
O prefeito de Ipubi, João Marcos Siqueira, de 36 anos, falou sobre as ações para a gestão do novo mandato, de 2025 a 2028. Nesta sexta-feira (24), em entrevista ao GR1, ele destacou que, entre os projetos para o município, pretende focar na agricultura e no abastecimento de água do município.
Leia também
Salgueiro: Prefeito fala sobre programa de emprego e revitalização das escolas e saúde
“Não desmerecendo a população da sede, dos distritos e nem das vilas e bairros, a gente vai fazer esses próximos anos com um olhar mais voltado para a agricultura, melhorando o abastecimento de água, dando o suporte necessário para que o agricultor possa produzir e colher frutos da agricultura em todo o nosso município”, disse João Marcos.
Perguntado sobre como pretende explorar o polo gesseiro, uma das cadeias produtivas da cidade, o prefeito afirmou:
“O gesso engloba a região de Ipupi, Trindade, Araripina, Oricuri, pegando um pouquinho também do município de Bodocó, mas as maiores reservas hoje se concentram em Ipubi e também em Trindade. E aliado a outras cadeias produtivas, como a gente tem a mandiocultura no distrito de Serrolândia, nos ajuda a impulsionar ainda mais a economia e gerar emprego e renda em todo o território do nosso município de Ipubi”.
Quanto à saúde, o prefeito comentou que é “bem estruturada” e que pretende focar na humanização. Ele prometeu dar continuidade aos serviços já prestados nas Unidades Básicas de Saúde, nos hospitais disponíveis em Ipubi, nos distritos de Serra Branca e Serrolândia, bem como a conclusão do Centro de Imagem no município.
“Hoje Ipubi é coberta com 11 Unidades Básicas de Saúde e a gente já solicitou ao Ministério [da Saúde] a ampliação de mais duas para que possamos fechar 13 unidades, investindo na saúde e também no Centro de Imagem que está prestes a ser concluído, onde a gente vai entregar brevemente à nossa população um atendimento de tomografia para que possa trazer um diagnóstico de imagem muito mais preciso no tratamento da saúde”, afirmou João Marcos.
Sobre a educação, o prefeito afirmou que as escolas estão bem estruturadas, mas que pretende deixar o serviço de manutenção em dias. E que “Ipubi tem um dos melhores anos iniciais do IDEB da região do Araripe”. Em relação à segurança, ele disse que vai focar em ações preventivas e educativas. E na questão cultural, quanto à tradicional Festa de Agosto realizada no município, disse que ainda não tem planejamento.
Quanto às medidas para solucionar os impactos da estiagem prolongada no município, o prefeito afirmou:
“Graças às parcerias que a gente tem a nível do Governo do Estado e, muitas vezes, Federal, a gente está conseguindo agora uma máquina de perfuratriz para que possamos perfurar poços, fazer sistemas de abastecimento e garantir o acesso à água a toda a população do campo do nosso município. A gente vai ter um olhar voltado um pouquinho para a zona rural, desde o abastecimento de água, à recuperação de estradas vicinais”, destacou.
A entrevista com o prefeito João Marcos Siqueira faz parte de uma série produzida pela TV Grande Rio, com os 23 prefeitos da nossa área de cobertura, empossados no dia 1º de janeiro deste ano.
O município de Ipubi, localizado no Sertão de Pernambuco, tem 29.009 habitantes, o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade tem 41,8 habitantes por km² e uma média de 3,11 moradores por residência.
Assista a entrevista no GR1:
Prefeito de ipubi João Marcos Siqueira expõe projetos e revela foco na agricultura
Quem é João Marcos Siqueira
João Marcos Siqueira tem 36 anos, é casado e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem ensino ensino médio completo, ocupação de servidor público municipal e patrimônio de R$ 70.000.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.