Donos de agência de turismo investigada por suspeita de golpes são presos no RS


Empresa de Viamão é investigada após clientes alegarem que pagaram por pacotes de viagens, porém não receberam o serviço. Pelo menos 50 pessoas enfrentam problemas com agência de viagens de Viamão
Donos de uma agência de turismo de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram presos preventivamente nesta quinta-feira (9), de acordo com a Polícia Civil.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Eles são investigados por suspeita de golpes contra clientes, que afirmam ter comprado pacotes de viagens, porém não recebido o serviço.
Os empresários, um casal, foram presos na RS -118 entre Gravataí e Viamão, por estelionato e crimes contra as relações de consumo, diz a Polícia. A RBS TV entrou em contato com a defesa, que informou que irá se manifestar por nota, mas não havia enviado até a mais recente atualização desta reportagem.
“A nossa equipe está desde ontem (quarta) monitorando o casal e, desde hoje de manhã cedo, no litoral. O casal foi preso voltando em direção à Viamão”, afirma a delegada Jeiselaure Souza, da 1º Delegacia de Polícia de Viamão, que investiga o caso.
Pelo menos 50 pessoas relataram problemas, no fim do ano passado, com pacotes comprados pela Orange Travel, um prejuizo estimado em R$ 350 mil. Veja abaixo os relatos e assista à reportagem acima.
À RBS TV, compradores informaram que não haviam recebido reembolso até o fim do ano passado.
No fim do ano passado, em manifestação à imprensa por nota, a agência informou que os cancelamentos tinham acontecido devido a “não formação do número mínimo de passageiros previsto para determinadas viagens programadas”, e que os reembolsos seriam feitos.
Cancelamento 9 dias antes da viagem
O sonho de passar o Ano Novo em Canasvieiras e a expectativa de um pedido de casamento se transformaram em frustração para Andrielly Almeida e seu namorado. O casal, que havia planejado uma viagem de quatro dias ao litoral catarinense, desembolsou R$ 2,2 mil, confiando na segurança da agência de viagens.
“Não era uma coisa assim feita pela internet. A gente estava lá fechando um negócio pessoalmente, num escritório, então a gente sentiu a segurança de que realmente valeria a pena”, conta a assistente de departamento pessoal Andrielly.
Nove dias antes do Réveillon, a agência teria cancelado o pacote.
“Não pagaram para ninguém ainda, existem outras viagens que já foram canceladas e eles não retornam mais. Fomos até o local, mas não existe mais nada lá”, relata.
Bruna, moradora de Caxias do Sul, também foi vítima da mesma agência. Após anos economizando, ela e o marido investiram R$ 15 mil em um pacote rodoviário para quatro países da América Latina, com saída em janeiro. O valor foi pago à vista via PIX.
“Como era Black Friday, era promocional, se pagasse no pix seria aquele valor. A gente utilizou a economia que demorou anos para conseguir juntar para tentar realizar esse sonho”, diz.
Em dezembro, ela foi informada de que a viagem havia sido cancelada. A devolução do dinheiro não aconteceu, e a cliente teria ficado sem respostas.
Publicação da agência de viagens Orange Travel
Reprodução/ RBS TV
Histórico da agência e primeiras denúncias
No meio deste ano, quando chegaram as primeiras denúncias, a proprietária da agência de viagens teria alegado dificuldades financeiras causadas pela pandemia, justificando o cancelamento dos pacotes e o atraso nos reembolsos.
Na época, a delegada Jeiselaure havia acreditado que não tinha intenção de lesar os clientes, já que a proprietária apresentou documentos que mostravam sua tentativa de ressarcir os prejudicados. A promessa de indenização era de que os reembolsos seriam feitos até julho de 2025.
“Naquele primeiro momento da investigação, não restou comprovado que esta proprietária da empresa queria lesar as vítimas e auferia alguma vantagem patrimonial com isso”, explica a delegada.
No entanto, com o surgimento de novas denúncias, as autoridades começaram a questionar a versão apresentada pela empresária. Relatos mais detalhados indicam que, após o pagamento de pacotes via PIX, os clientes teriam visto suas viagens serem canceladas em questão de horas, sem qualquer justificativa plausível ou aviso prévio.
Antecedentes da proprietária
A investigação também revelou que a proprietária da agência de viagens Orange tem um histórico de problemas semelhantes em outra empresa. Segundo a delegada, a proprietária da agência já teria antecedentes pela prática do mesmo crime, com uma agência que faliu e não ressarciu as vítimas.
Nota da agência
“A Orange Travel informa que atua no setor de turismo desde 2011 realizando milhares de viagens com o fiel cumprimento de todas as obrigações assumidas e prezando pela máxima satisfação de seus passageiros.
Devido à não formação do número mínimo de passageiros previsto para determinadas viagens programadas, alguns roteiros foram cancelados sendo que todas as reservas afetadas estão sendo tratadas com a máxima atenção e responsabilidade e o reembolso integral dos valores pagos será realizado no prazo de até 90 (noventa) dias, conforme previsão contratual.
Outrossim, a agência informa que o atendimento aos clientes, neste período de final de ano, está sendo realizado exclusivamente de forma on-line.
Por fim, a agência reforça que segue empenhada em oferecer as melhores experiências de viagem aos nossos clientes.”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.