Uso de gás lacrimogêneo durante treinamento da PM afeta moradores em Botucatu; idosa precisou ser socorrida


Treinamento realizado noite deste domingo (4) e causou uma nuvem de gás lacrimogêneo que cobriu a região central da cidade. Moradores saíram às pressas de casa. Uso de gás lacrimogênio durante treinamento da PM afeta moradores em Botucatu
Moradores do centro de Botucatu (SP) precisaram sair às pressas de casa após uma nuvem de gás lacrimogêneo cobrir a região, na noite deste domingo (4), após testes serem realizados no Batalhão da Polícia Militar.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo relatos dos moradores, os efeitos do gás começaram a ser sentidos no fim da noite e início da madrugada desta segunda-feira (5). Uma idosa precisou passar por atendimento médico.
Segundo o Major Alexandre Cagliari, da PM de Botucatu, o teste era realizado por profissionais em frente ao prédio do Batalhão, localizado na rua General Telles, quando uma corrente de vento pode ter levado o gás até a casa dos moradores.
“Os treinamento de controle de distúrbios de civis são realizados frequentemente. Foi realizado um treinamento e lamentavelmente algumas dificuldades acontecem, mas tudo sem gravidade” explicou Major Alexandre à TV TEM.
Ação do gás lacrimogêneo
Uso de gás lacrimogêneo durante treinamento da PM afeta moradores em Botucatu
Arquivo pessoal
Gás lacrimogêneo é um produto não letal que é popularmente usado pelas forças policiais para repelir multidões.
O gás é extremamente irritante para as vias aéreas e olhos, e pode ser alarmante quando exposto às pessoas em excesso.
Entenda como o corpo reage ao gás lacrimogêneo
Em condições normais de respiração, quando o ar é inalado ele tem uma concentração de pouco mais de 20% de oxigênio. Esse oxigênio é levado até o sangue e distribuído pelas células do corpo.
O gás lacrimogêneo expulsa o oxigênio do ambiente. Isso pode causar o colapso do sistema respiratório e provocar asfixia, além do efeito de ardência nos olhos e vias respiratórias
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.