
Bombas foram instaladas nesta terça-feira (6) no local, mas nível da água ainda não baixou completamente. Área da Comunidade Cavaco Chinês após início da drenagem da água
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Teve início nesta terça-feira (6) a drenagem da água na comunidade Cavaco Chinês, na Zona Norte de Natal. O local está alagado desde o mês de junho e a retirada da água foi iniciada com a instalação de dois bombas nesta manhã.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente Urbanismo de Natal (Semurb), os equipamentos tem capacidade de drenagem de até 40 metros cúbicos a cada hora.
As bombas foram conectadas a uma adutora provisória e estão sendo alimentadas através da estrutura de energia elétrica de um imóvel do local. A tubulação leva a água do local alagado até o Rio Doce.
Uma das bombas instaladas no local
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A drenagem da área atende uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), mas ocorreu após o dia 31 de julho, data estipulada em cronograma para o início da operação dos equipamentos.
Além da retirada da água do local, outras ações já foram realizadas, como a pavimentação na entrada da comunidade Campinas (também afetada pelas chuvas).
Apesar do início da operação dos equipamentos, a previsão é que a drenagem seja concluída em 15 dias.
“Não está sendo fácil. Aqui já teve enchentes, mas nenhuma como essa. A gente espera que essa água vá embora, para que possamos viver a nossa vida, de forma tranquila, como era”, afirma Verônica Galdino, moradora do local.
Tubulação leva água até o Rio Doce
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Área está alagada desde junho
As fortes chuvas do dia 14 de junho iniciaram o acúmulo de água na Comunidade Cavaco Chinês. Foi registrada uma precipitação de 137 milímetros naquela dia, o que acarretou alagamentos em diversos pontos da capital potiguar.
O alagamento atingiu imóveis e prédios comerciais. Diante da situação, moradores chegaram a protestar três dias depois, abrindo uma vala na RN 304 para que a água pudesse escoar. Após mediação do MP, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) afirmou que a situação foi solucionada.
Na época, a Secretaria de Assistência Social de Natal informou que distribuiu colchões, cestas básicas e kits de higiene pessoal aos moradores que tiveram as casas invadidas.
Vídeos mais assistidos do g1 RN