Veja como foi a retomada dos embarques e desembarques no Aeroporto Salgado Filho


Ainda sem data para retorno dos voos, terminal abriu as portas após mais de 70 dias fechado em função da enchente. g1 conversou com passageiros que não foram avisados da mudança, e com comerciantes que comemoravam retorno. Aeroporto Salgado Filho volta a receber embarques e desembarques
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, reabriu as portas na manhã desta segunda-feira (15), com a retomada do embarque e desembarque de passageiros no terminal. Após 73 dias fechado devido à enchente, o terminal segue sem operar voos, que foram redirecionados para a Base Aérea de Canoas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os passageiros, no entanto, podem fazer o check in e despachar as malas a partir do aeroporto. O saguão recebeu sinalização para orientar os viajantes até o segundo e terceiro piso, onde ocorrem o embarque.
Segundo o site da Fraport, empresa concessionária do aeroporto, dois embarques aconteceram pela manhã, a partir do terminal, e outros cinco estão previstos para o dia. Dois desembarques foram registraram durante a manhã, com mais quatro programados.
Do terminal, os passageiros foram levados até a Base Aérea de ônibus, um percurso de cerca de 16 minutos. A operação provisória de embarque no Park Shopping Canoas não será mais utilizada.
Aeroporto Salgado Filho no dia da retomada de embarques e desembarques
Jonathan Heckler/Agência RBS
Sinalização do aeroporto orienta os passageiros para acessar a área de embarque internacional
Pedro Trindade/RBS TV
Problemas na comunicação
Passageiros de outros estados relataram problemas de comunicação por parte das companhias aéreas na retomada das operações de embarque e desembarque.
Famílias ouvidas pelo g1 afirmaram não ter recebido comunicado com mudança de terminal. Em alguns casos, as pessoas chegaram a se deslocar até endereço desativado, no Terminal ParkShopping Canoas, na Região Metropolitana, a cerca de 9,6 km de distância.
“Desinformação. O voucher saiu como sendo lá no shopping [em Canoas]. Chegamos a ir lá em Canoas, mas vimos que não tinha movimento nenhum lá. Aí viemos correndo pra cá”, relataram Ricardo Quemelllo Marson, Sinesio Marson Jr e Silvia, que passaram oito dias em Gramado e estão retornando para o interior de SP.
Situação semelhante passaram Angela e Gabriel Vieira, mãe e filho. Eles são do Amazonas e ficaram uma semana no RS para Santa Maria celebrar a festa de aniversário de uma amiga.
“Foi bem complicado. Não recebemos o e-mail, fomos pro shopping, e de lá o pessoal da segurança orientou a vir pra cá”, queixaram-se.
Família do interior de São Paulo reclamou de orientação para ir até o terminal que foi desativado nesta segunda
Pedro Trindade/RBS TV
Comerciantes comemoram o retorno
A retomada foi encarada com otimismo pelo comércio local. Algumas operações de alimentação estão disponíveis de forma adaptada para atender à demanda de passageiros.
O movimento ainda tímido não abalou a confiança dos comércios que reabriram as portas.
“Voltando aos pouquinhos, vendo as pessoas, já dá esse sentimento de alegria, conforta o coração a gente voltar à nossa rotina de trabalho”, definiu Gabriel Furtado, gerente de uma lancheria do 3º piso.
A opinião é endossada pela nutricionista Denise Ulinovoski, que trabalha em um restaurante próximo. Desde a enchente que atingiu o RS, o local só havia sido reaberto para atender a uma demanda interna.
“Sentimento é de muita alegria, muita felicidade ver essa estrutura retornando. Que nos próximos passos a gente continue abrindo outros locais, aumentando fluxo de passageiros e retomando a operação de voo”, relatou Denise.
No 2º piso, perto da área improvisada para check-ins, o bom humor de Cleber Lima dos Santos chama a atenção em meio ao vai-e-vem de passageiros. O engraxate contou ao g1 que não se importou nem em colocar o despertador para tocar mais cedo.
“Eu fiquei feliz de levantar cedo hoje. Eu tava sem horário pra acordar, sem horário pra nada. Fiquei feliz de acordar 5h da manhã, tava com saudade disso”, relatou.
Parte das lojas reabriram no aeroporto
Pedro Trindade/RBS TV
Retomada nesta segunda
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retomou o embarque e desembarque de passageiros nesta segunda-feira (15).
Os pousos e decolagens seguem na Base Aérea de Canoas, para onde parte dos voos foram desviados após a enchente atingir o aeroporto, em maio de 2024.
Além do embarque, os procedimentos de segurança acontecerão nos pisos 2 e 3, não atingidos pela cheia. Segundo a Fraport, a estrutura passa por reformas e foi adaptada.
A área de embarque internacional será utilizada tanto para check-in quanto para embarque. Do terminal, os passageiros serão levados até a Base Aérea de ônibus. A operação provisória de embarque no Park Shopping Canoas não será mais utilizada.
O terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3h antes do seu voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
Os danos sofridos na pista do aeroporto após o período de enchentes são avaliados por técnicos. A concessionária Fraport informou, na semana passada, que o levantamento das necessidades para a recuperação será apresentado ao governo federal nos próximos dias, sem precisar a data. “Em momento oportuno divulgaremos o resultado do diagnóstico feito na infraestrutura do aeroporto”, informa a empresa.
A estimativa do governo federal é que a retomada do aeroporto aconteça até o final do ano.
Antes e depois: Veja Aeroporto Salgado Filho após enchentes
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.