PSDB oficializa candidatura de Samis da Silva à Prefeitura de Foz do Iguaçu


Candidatura foi definida por federação composta pelo PSDB e Cidadania. Convenção partidária também oficializou o nome de Fernando Maraninchi (MDB) como candidato a vice-prefeito na chapa. PSDB lança Samis da Silva como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) confirmou na sexta-feira (2) a candidatura de Samis da Silva à Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A definição foi formalizada em convenção partidária realizada em um hotel da cidade junto ao Cidadania, com quem o PSDB forma uma federação.
“O próximo prefeito, no ano que vem, vai gerir um orçamento de R$ 1,7 bilhão. A população espera uma melhoria significativa no transporte coletivo, uma melhora significativa na saúde pública de Foz do Iguaçu, na infraestrutura urbana, na mobilidade urbana, que tá travando a cidade de Foz do Iguaçu… são uma série de investimentos que o próximo prefeito pode atender a população com R$ 1,7 bilhão”, disse o candidato.
Ao todo, a federação homologou a candidatura de 16 para vereadores.
No evento, também foi definido o nome de Fernando Maraninchi (MDB) como candidato a vice-prefeito na chapa.
Inicialmente, no dia 30 de julho, Maraninchi foi lançado como candidato a prefeito na convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Porém, nesta sexta (2), a convenção da federação PSDC/Cidadania o anunciou como vice de Silva.
LEIA TAMBÉM:
Saiba tudo sobre as Eleições 2024 no Paraná
Conforme o calendário eleitoral, de 20 de julho a 5 agosto as convenções partidárias devem definir oficialmente os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. O pedido de registro na Justiça Eleitoral precisa ser feito até 15 de agosto, para então, esses políticos serem considerados candidatos.
Conheça Samis da Silva (PSDB)
Samis da Silva (PSDB)
RPC Foz do Iguaçu
Filho do ex-prefeito de Foz do Iguaçu Dobrandino Gustavo da Silva, Celso Samis da Silva, de 57 anos, também já foi prefeito da cidade entre 2001 e 2004. Ele tentou se reeleger, mas perdeu para Paulo Mac Donald.
Ainda em Foz do Iguaçu, se elegeu vereador entre 1993 e 1994. Entre 1995 e 1998 também ocupou o cargo de deputado estadual. Em 2008 tentou uma nova eleição ao cargo de prefeito, mas foi novamente derrotado por Paulo Mac Donald. Em 2010, foi candidato a deputado estadual, mas não se elegeu.
Ele respondeu por processo de improbidade administrativa e estava com direitos políticos cassados, mas decisão recente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) permitiu que ele dispute a vaga.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Saiba tudo sobre as eleições 2024 no Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.