As principais plantas tóxicas para animais que você deve evitar ter em casa


Descubra quais plantas são venenosas para cães e gatos e saiba como proteger seu pet As principais plantas tóxicas para animais que você deve evitar ter em casa
Divulgação
Quando o assunto é alimentação natural, algumas dúvidas ainda são comuns aos tutores, a exemplo da ingestão de plantas pelos animais, consideradas tóxicas e que podem causar prejuízos à saúde e bem-estar.
A ingestão de plantas tóxicas pode provocar desde sintomas leves como vômito e diarreia, até reações graves como insuficiência renal e convulsões, podendo levar até a morte.
Para evitar surpresas e saber como atuar em emergências, confira a seguir a listagem de plantas tóxicas para animais e saiba quais cuidados tomar frente às situações.
Plantas tóxicas para cães e gatos:
Veja a seguir algumas das principais plantas que podem ser prejudiciais à saúde dos animais de estimação.
Aloe Vera
Antúrio
Amarílis
Azaléias
Bromélias
Begônia
Caládio
Clivia
Comigo-ninguém-pode
Copo-de-leite
Costela de adão
Crisântemo
Cyclamen
Espirradeira
Espada de São Jorge
Eufórbia
Figueira
Filodendro
Gerânio
Gérbera
Hera
Hortênsia
Jacinto
Jibóia
Kalanchoe
Lírio
Narciso
Oleandro
Orelha-de-elefante
Poinsettia
Rícino
Sago palm
Tulipa
Dicas para evitar a intoxicação dos animais por plantas
Agora que você já consegue identificar quais são as plantas tóxicas para animais, veja como evitar a contaminação em casa:
Evite as plantas em casa: na hora de escolher as plantas, evite escolher as opções listadas acima.
Cuidado com o jardim: fique atento às plantas da área externa da casa, elas também podem ser prejudiciais aos animais.
Treine o seu animal: ensine o animal a não mastigar plantas, mesmo que isso possa ser desafiador em um primeiro momento.
Mantenha a supervisão: observe quando seu animal estiver próximo às plantas e em caso de suspeitas, consulte imediatamente o médico veterinário.
Aconteceu, e agora?
Mesmo mantendo os cuidados, você identificou que seu cachorro ou gato ingeriu uma planta tóxica? Sem pânico, o primeiro passo é manter a calma.
Na sequência, procure identificar qual foi a planta ingerida e tire uma foto para mostrar ao médico veterinário. Ao socorrer o animal, limpe a boca com um pano úmido.
O importante é agir rapidamente. Leve o animal até o médico veterinário e fique atento aos sintomas enquanto realiza o tratamento correto.
Para evitar situações semelhantes no futuro, certifique-se que sua casa não conta com nenhuma planta tóxica e evite o acesso do animal à rua sem supervisão.
Conheça a Mascote Fit e ofereça os benefícios da Alimentação Natural para o seu cachorro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.