VÍDEO: Embarcação bate em pilar da Ponte Newton Navarro, em Natal


Pescadores contaram que barulho foi alto e que rebocadores da embarcação tiveram dificuldades por conta do vento forte. Incidente aconteceu na tarde desta segunda (22). Embarcação bate em pilar na Ponte Newton Navarro, em Natal
Uma embarcação carregada com equipamentos de parques eólicos bateu em um dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Leste à Zona Norte de Natal, na tarde desta terça-feira (22).
Um vídeo registrou o momento da batida, que foi gerou um barulho alto, segundo os pescadores (veja vídeo acima). Em seguida, a embarcação conseguiu se desvencilhar do pilar e ultrapassar para o outro lado da ponte.
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A Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte informou que identificou, em inspeção preliminar, após o acidente, “uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto”.
A pasta, informou que, apesar disso, abriu procedimento administrativo “para continuidade das avaliações técnicas e observância às eventuais orientações que venham da autoridade marítima”.
Segundo o Comando do 3º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, que enviou uma equipe ao local para averiguar possíveis danos ambientais e aspectos da segurança da navegação, não houve vítimas e nem índicios de poluição hídrica no incidente.
A Marinha informou que a embarcação envolvida no incidente é um dispositivo de reboque, de cumprimento total de 500 metros, e que estava sendo conduzido por um rebocador e uma balsa. A embarcação saiu de Pecém (CE) com destino a Rio Grande (RS), mas optou por entrar no Porto de Natal “após enfrentar condições climáticas adversas”.
O 3º Distrito Naval informou ainda que vai instaurar um inquérito administrativo para apurar “causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência”.
Pescadores ouviram barulho alto
O pescador Luiz Antônio de Sousa presenciou o momento da colisão. Ele explicou que os “rebocadores”, que direcionavam a embarcação, tiveram dificuldades para manter o controle durante o caminho.
“A gente percebeu que alguma coisa ia acontecer de errado, porque o maquinário já vinha sofrendo com a força do vento, e chegando próximo à ponte, a gente ficou assustado e prevendo que ia acontecer alguma coisa de errado”, disse.
Batida de embarcação com pilar da Ponte Newton Navarro
Reprodução
O pescador disse que os rebocadores conseguiram retirar a embarcação rapidamente após a colisão.
“Não chegou a fazer o chamado balançado [na ponte], mas a pancada foi muito assustadora, e de repente a gente ficou com medo que viesse a acontecer alguma coisa de errado. Foi feio, bastante perigoso”, disse.
A Ponte Newton Navarro foi inaugurada em novembro de 2007. Principal ponto de acesso entre as zonas Leste e Norte, possui 55 metros de altura em seu vão central e aproximadamente 1,8 quilômetros de extensão. Desse quantitativo, 400 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois mastros de 103 metros de altura cada.
Pilar no qual embarcação bateu na Ponte Newton Navarro, em Natal
Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Defensas da Ponte Newton Navarro
No dia 10 de julho, o governo do RN informou que o Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, garantiu, após um encontro com a governadora Fátima Bezerra (PT), a construção das defensas dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro.
Na reunião foram assegurados ainda R$ 60 milhões para a realização da obra de dragagem do Rio Potengi e R$ 10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal.
O governo do RN informou que o ministro viaja para o RN em agosto para fazer o anúncio oficial dos investimentos.
Em nota, após o incidente, a Secretaria de Infraestrutura informou que, quanto às providências que tratam da instalação de defensas — estruturas de proteção dos pilares da ponte — os recursos serão repassados ao Dnit, “que ficará responsável pela execução das obras de instalação das proteções dos pilares, estruturas ausentes desde que a Ponte Newton Navarro foi inaugurada, em 2007”.
Segundo a Seinfra, os projetos básicos estão prontos — a próxima fase é desenvolvimento dos projetos executivos — e posterior contratação das obras.
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