10 anos g1 Inter TV RJ: cãodomínio, espetáculo de orcas, cachorros atravessando rua na faixa… relembre histórias ‘animais’


Em uma década, diversos personagens e histórias fizeram parte das reportagens contadas pelo g1 Região dos Lagos, Região Serrana e Norte Fluminense. Relembre algumas delas. As páginas do g1 Região dos Lagos, Região Serrana e Norte Fluminense completaram 10 anos de história no dia 14 de setembro de 2022. Nessa última década, o portal, que acompanha as principais notícias de 50 cidades do estado do Rio de Janeiro, publicou milhares de reportagens.
Nesses 10 anos, o portal informou, contextualizou, entreteve e até emocionou os internautas com histórias regionais que ficaram conhecidas no Brasil e no mundo.
Diversos personagens e histórias marcaram as páginas. Em comemoração aos 10 anos, o g1 relembra algumas das histórias mais “animais” – podemos assim dizer.
Entre as diversas histórias que foram contadas envolvendo bichos estão: orcas fazendo um espetáculo em Arraial do Cabo; vizinhos se juntando e criando um ‘cãodomínio’ para abrigar animais de rua; cachorro caindo em poço; animais atravessando ruas usando a faixa de pedestres e dando lição nos humans em Petrópolis…
Se recorda de alguma dessas? Veja abaixo algumas que marcaram os 10 anos do portal:
‘Cãodomínio’
‘Cãodomínio’ foi construído no bairro Caminho de Búzios, em Cabo Frio, no RJ
Nil Laino/ Arquivo Pessoal
Em setembro de 2019, o g1 Região dos Lagos contou a história de um grupo de vizinhos de Cabo Frio que se uniu e criou um “cãodomínio” para abrigar animais de rua.
Na época, cinco cães já viviam na casinha construída pelos moradores. No local, que é “aberto ao público”, eles deixam ração e água à vontade.
O espaço fica no bairro Caminho de Búzios e a ideia é que os animais possam circular pelo local e tenham um abrigo, principalmente em dias de chuva e frio, além do acesso fácil à alimentação.
Cachorro cai em poço
VÍDEO: Cachorro cai em poço e é resgatado com vida pelos bombeiros em Saquarema
Um cachorrinho chamado “Feijão” caiu em um poço com cerca de dez metros de profundidade e foi socorrido com vida por agentes do Corpo de Bombeiros em Saquarema. O g1 Região dos Lagos contou essa história em março de 2022.
O resgate bem sucedido contou com a colaboração do bichinho, que ficou bem quietinho durante o salvamento feito pelo sargento Gioseffi, que subiu as escadas com bastante cuidado.
Animais atravessando na faixa
Fotos mostram o mesmo cachorro atravessando três faixas de pedestres diferentes
Fernanda Soares / G1
Em 2014, uma matéria mostrou uma cena intrigante e que se repetia com frequência no Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio. Cachorros se misturavam aos humanos e aguardavam a sua vez de atravessar em segurança na faixa de pedestres.
Adaptação, observação e até um grau de consciência são algumas das explicações apontadas por especialistas e estudiosos para o comportamento “civilizado” dos bichinhos.
A coordenadora de atividades da ONG AnimaVida na época, Ana Cristina Ribeiro, apontou que o que se viu no Centro de Petrópolis é uma prova de inteligência adaptativa, que é quando o animal aprende a resolver problemas conforme a experiência e estímulos recebidos.
Uma imagem bem curiosa dos animais dando o exemplo ao seres humanos.
Baleias, orcas e golfinhos
Orca se aproxima de bote inflável e deixa fotográfaca encantada
É até difícil destacar apenas uma reportagem de animais marinhos fazendo um espetáculo em Arraial do Cabo. O município da Região dos Lagos faz parte da rota desses animais e é constantemente cenário de acrobacias e shows.
Em 2022, um grupo de orcas se aproximou de embarcações. Já imaginou estar trabalhando, no que seria mais um dia normal, e ser surpreendido pelas orcas? Isso aconteceu com Naomi Soledad, de 26 anos. Ela é fotógrafa de uma embarcação e estava fazendo um passeio quando as baleias se aproximaram. (Vídeo acima).
Também em 2022, Paulo Roberto de Freitas, 60 de anos, se surpreendeu e viveu uma situação inédita na cidade. Pescador há 45 anos, ele estava em um barco que foi seguido por uma baleia.
Nas imagens é possível ver uma baleia nadando ao lado da embarcação. Em um determinado momento, Paulo que é conhecido como Palu diz: “Oh Jesus, acelera Celso. Acelera aí se não vai dá ruim”, diz. (Veja vídeo abaixo).
Baleia segue embarcação em Arraial do Cabo, no RJ
Filhotes abandonados em manilha
Filhotes estavam dentro de manilha de concreto em Santo Antônio de Pádua, no RJ
Guarda Ambiental de Santo Antônio de Pádua/ Divulgação
Em agosto de 2019, três filhotes de cachorro abandonados dentro de uma maninha de concreto foram resgatados em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.
Os irmãos, duas fêmeas e um macho, foram salvos por agentes da Guarda Ambiental, no bairro Mirante, e encaminhados para a sede da Guarda Municipal.
Após o resgate, todos os irmãozinhos ganharam um novo lar.
Cachorro resgatado de correnteza
Cachorro levado por correnteza de rio é salvo pelos bombeiros em Campos
Um cachorro, que foi visto lutando contra a força da correnteza do rio Paraíba do Sul, foi resgatado com vida em Campos dos Goytacazes, em janeiro de 2022.
O desespero do bicho foi visto por moradores, que logo acionaram o Corpo de Bombeiros. O nível do rio estava bem elevado. Para o resgate, os agentes utilizaram uma embarcação.
Cachorro é resgatado após ficar soterrado
Bombeiros resgataram o cachorro Delúbio com vida 24h após desabamento no Centro de Petrópolis, no RJ
Divulgação/Corpo de Bombeiros
A tragédia de Petrópolis em fevereiro e março de 2022 vai ficar para sempre marcada na história da cidade e do país. Diversos bombeiros trabalharam no resgate de vidas.
Em março, um cachorro foi resgatado após passar 24h soterrado na Rua Washington Luiz. Delúbio, como o cão é chamado, estava nos escombros de uma casa que desabou. No local, o professor universitário Nelson Ricardo Ferreira da Costa, de 59 anos e a mãe dele, Heloisa Helena Caldeira da Costa, de 86 anos, morreram.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.