Fitch Ratings eleva classificação da Central Cresol Baser para A+(bra)


A classificação é realizada por uma das principais agências de risco do mundo e revisa, anualmente, as perspectivas de curto e longo prazo da central. Pelo terceiro ano, a Central Cresol Baser recebe a classificação de Perspectiva Positiva no Rating Nacional de Longo Prazo, subindo de ‘A(bra)’ para ‘A+(bra)’, conforme parecer da Fitch Ratings. No Rating Nacional de Curto Prazo, a posição se manteve estável em F1(bra).
Para a Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, as ações refletem os impactos positivos no perfil financeiro da central, resultado das melhorias no ambiente operacional, manutenção dos bons indicadores financeiros do Sistema Cresol nos últimos períodos, além de uma maior diversificação das linhas de captação de crédito da cooperativa.
“O sistema vem tendo um crescimento forte nos últimos anos, mantendo-se fiel aos seus modelos de governança e gestão de risco. Esse comprometimento se reflete diretamente na constante melhora, ano após ano, de nossas classificações pela Fitch Ratings, comprovando a confiabilidade da nossa instituição”, analisa o gerente de Risco e Capital da Cresol, Diego Coelho.
Em 2023, a carteira de crédito da Cresol Baser totalizava R$ 13,9 bilhões, dos quais 60,3% estavam vinculados a crédito rural e 39,7% a crédito comercial. “O crescimento da carteira do sistema continua forte. Em 2023, chegou a 30,8% e, nos últimos quatro anos, atingiu, em média, 36%. Isto se deve, principalmente, ao aumento das operações de recursos próprios das cooperativas nos últimos anos”, detalha o relatório.
O superintende da Central Cresol Baser, Adriano Michelon, destaca a integridade do sistema. “A nova classificação representa o crescimento da Cresol de forma sustentável, sólida e íntegra. Queremos sempre manter esse modelo de atuação, estando próximo dos nossos cooperados e gerando confiança para nossas operações”.
As classificações da Fitch Ratings são baseadas em fundamentos como o adequado perfil de negócios da central e das cooperativas singulares; o bom perfil financeiro do sistema, cujos indicadores de desempenho têm melhorado em linha com as estratégias de crescimento; o controle da inadimplência; e planos de capitalização.
A atuação da Central Cresol Baser é composta por 23 cooperativas singulares, que atendem aproximadamente 450 mil cooperados em 16 Estados brasileiros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.